O exame será aplicado em dois domingos consecutivos, 3 e 10 de novembro, e terá quatro provas objetivas com 45 questões cada uma sobre os seguintes temas: Linguagens e Códigos, Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Matemática. Além disso, os alunos deverão fazer uma redação argumentativa de, no máximo, 30 linhas sobre o tema que será proposto.
No dia 3 de novembro, serão aplicados os testes de Linguagens e Códigos, Ciências Humanas e a Redação, com 5h30 de duração. No dia 10 de novembro, serão aplicados os testes de Ciências da Natureza e Matemática, com 5h de duração.
A nota do Enem pode ser usada para concorrer a vagas no ensino superior público pelo Sisu (Sistema de Seleção Unificada), a bolsas em instituições privadas pelo ProUni (Programa Universidade para Todos), ingresso em universidades internacionais e participar do (Fies) Fundo de Financiamento Estudantil.
Mudanças
A partir deste ano, os alunos contarão com um novo sistema de inscrição que permitirá incluir uma foto. Os deficientes auditivos e visuais poderão indicar no ato da inscrição o uso de um aparelho auditivo ou de implante coclear. Além disso, todos os alunos terão os lanches revistados no dia da prova e no final dos cadernos de questões, haverá espaço para rascunho da redação e cálculos.
Para fazer a inscrição, basta acessar o site do Enem e seguir as instruções. O prazo para pedidos de atendimento por nome social vai de 20 até 24 de maio.