Bolsonaro afirma que não vai propor fim da multa de 40% do FGTS
O presidente Jair Bolsonaro disse neste sábado (20) que não vai propor o fim da multa de 40% sobre o salto do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) de empregados demitidos sem justa causa. “Em nenhum momento vocês vão me ouvir falando de acabar com multa de 40% FGTS”, disse a jornalistas, em […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O presidente Jair Bolsonaro disse neste sábado (20) que não vai propor o fim da multa de 40% sobre o salto do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) de empregados demitidos sem justa causa. “Em nenhum momento vocês vão me ouvir falando de acabar com multa de 40% FGTS”, disse a jornalistas, em entrevista em frente ao Palácio da Alvorada.
Ele ponderou, no entanto, que a multa virou regra, uma vez que é difícil ocorrer, segundo ele, demissões com justa causa. “Dificilmente, você dá demissão por justa causa. Mesmo dando, o cara entra com ação contra você. Dificilmente se ganha ação nesse sentido. Os patrões pagam [a multa]”, disse.
“Assim como quem estava empregado ficou mais difícil ser demitido, quem empregava começou a não empregar mais pensando em possível demissão”, justificou. Apesar disso, afirmou: “Não vou propor [o fim dos] 40%”.
Na sexta-feira (19) à noite, a assessoria de imprensa do Palácio do Planalto divulgou nota à imprensa negando qualquer estudo sobre o fim do pagamento da multa.
Saque do FGTS
O presidente disse ainda que domingo (21) fará uma reunião com ministros para tratar do saque do FGTS. “A palavra final eu vou ouvir essa semana da equipe econômica”, diz. O governo estuda liberar o saque de parte do saldo das contas ativas e inativas do FGTS. A medida injetaria recursos capazes de estimular a economia.
Segundo o presidente, “pequenos acertos” estão sendo feitos. “Não queremos desidratar a questão do Minha Casa, Minha Vida, que é importante para quem precisa de uma casa. Não queremos ser irresponsáveis”. O programa do governo federal, que oferece condições atrativas para o financiamento de moradias para famílias de baixa renda, usa recursos do fundo.
Reforma da Previdência
Bolsonaro disse não acreditar que as críticas que fez a governadores do Nordeste terão impacto na votação da reforma da previdência no Congresso Nacional. “O parlamento não é tão raso como vocês estão pensando”, disse.
A reforma da previdência foi aprovada em primeiro turno na Câmara dos Deputados. A proposta ainda precisa ser aprovada na Casa em mais um turno de votação antes de ser remetida para o Senado Federal, onde terá também que ser aprovada em dois turnos de votação no plenário.
Notícias mais lidas agora
- Caminhoneiro é encontrado morto em motel após se recusar a pagar ‘programa’ em Campo Grande
- Amigos e familiares procuram por LaBrysa, rapper de MS que desapareceu em Cuiabá
- Em surto e ensanguentado, homem invade apartamento, afirma ter matado pessoas e é contido pela PM
- Mãe é proibida de manter contato com bebê de 6 meses após ameaçar cortá-lo em pedaços
Últimas Notícias
Operação policial dentro da Fiocruz deixa ao menos um morto
Teria sido atingido pelos policiais durante troca de tiros
Três são flagrados por construírem em área de reserva legal
No local, os policiais constataram as construções de madeira e lona
Entidades lançam manifesto contra alteração de controle da Meta
O texto diz ainda que a Meta ataca de forma aberta os esforços democráticos de nações
Haitiano é morto a golpes de barra de ferro, pauladas e pedradas em frente ao Ceasa
A vítima sofreu traumatismo craniano encefálico e morreu no local
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.