Pular para o conteúdo
Brasil

Justiça proíbe TV Globo de divulgar inquérito de caso Marielle

33A TV Globo foi proibida judicialmente de divulgar informações do inquérito sobre os assassinatos da vereadora Marielle Franco (PSOL) e do seu motorista Anderson Gomes, que ocorreram em 14 de março. A decisão foi do juiz Gustavo Gomes Kalil, da 4ª Vara Criminal do Rio de Janeiro, a pedido da Divisão de Homicídios da Capital […]
Arquivo -

33A TV Globo foi proibida judicialmente de divulgar informações do inquérito sobre os assassinatos da vereadora (PSOL) e do seu motorista Anderson Gomes, que ocorreram em 14 de março. A decisão foi do juiz Gustavo Gomes Kalil, da 4ª Vara Criminal do , a pedido da Divisão de Homicídios da Capital (RJ) e do Ministério Público do Estado.

A decisão considerou que “o vazamento do conteúdo dos autos é deveras prejudicial, pois expõe dados pessoais das testemunhas, assim como prejudica o bom andamento das investigações, obstaculizando e retardando a elucidação dos crimes hediondos em análise”.

Assim, com a decisão, a Globo está proibida de divulgar declarações feitas por testemunhas a policiais civis da Delegacia de Homicídios, mesmo sem a identificação dos depoentes. A divulgação de técnicas e procedimentos sigilosos usados na investigação e qualquer conteúdo retirado da investigação, o que inclui imagens, áudios e mensagens também foi proibida.

Em nota divulgada em telejornais da TV Globo e da Globonews, a empresa afirmou ter considerado a determinação “excessiva” e avisou que irá recorrer. “A TV Globo, evidentemente, vai cumprir a decisão judicial. Mas, por considera-la excessiva, vai recorrer da decisão, porque ela fere gravemente a liberdade de imprensa e o direito de o público se informar, especialmente, quando se leva em conta que o crime investigado no inquérito é de alto interesse público, no Brasil e no exterior”, afirmou a emissora, em nota lida por jornalistas.

No texto, a Globo declarou ainda que, ao noticiar informações sigilosas, pretende assegurar o “direito constitucional do público de se informar sobre eventuais falhas do inquérito que, em oito meses, não conseguiu avançar na elucidação dos bárbaros assassinatos da vereadora Marielle e do motorista Anderson”.

Vale lembrar que a decisão foi publicada três dias após a emissora divulgar com exclusividade informações sigilosas retiradas de documentos da Polícia Civil, dentre elas, de que seriam três pessoas – e não duas – que sobreviveram ao ataque que matou Marielle e Anderson.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Prefeito de Nova Alvorada do Sul diz que vai privatizar hospital e não chamará aprovados em concurso

cpi diretores eleva frota

Frota velha do Consórcio eleva tarifa e causa defasagem, dizem diretores econômicos da Agereg

Perícia alega erro após nomear servidor condenado por corrupção e associação criminosa

Homem é cremado por engano em BH

Notícias mais lidas agora

Para escapar de indenizar clientes, Consórcio Guaicurus diz à Justiça que ‘não transporta passageiros’

cpi diretores eleva frota

Frota velha do Consórcio eleva tarifa e causa defasagem, dizem diretores econômicos da Agereg

santa casa lotação

Morte de Sophie: Campo Grande tem apenas um leito SUS para cada 760 crianças

Academia de Letras abre inscrições para Concurso de Poesia em MS

Últimas Notícias

Cotidiano

‘Pronto Pro Trabalho’: projeto oferece 10 mil vagas em 40 cursos de capacitação

Ação será lançada nesta terça-feira (3), com oficinas nas áreas de panificação e confeitaria

Publieditorial

Gestão estratégica do seguro saúde: como reduzir custos sem comprometer a qualidade

O seguro saúde corporativo é um dos benefícios mais valorizados pelos colaboradores, mas também um dos que mais pesam no orçamento das empresas.

Cotidiano

Quatro ganhadores de Campo Grande levam R$ 25 mil cada no sorteio da Nota Premiada MS

Além dos sortudos com o prêmio máximo, 363 sul-mato-grossenses de diversas cidades acertaram a quina (cinco das seis dezenas) e serão contemplados com R$ 550,96 cada

Mundo

Eleição de aliado de Trump na Polônia pode alterar as políticas da UE e guerra na Ucrânia

Karol Nawrocki deve assumir cargo no início de agosto