O (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) divulgou nesta quarta-feira (14) o oficial das provas do , realizadas nos últimos dias 4 e 11 de novembro. Para conferir basta acessar o site oficial do Inep (AQUI).

Com o gabarito, os estudantes que ficaram com seus cadernos de prova poderão conferir quais questões acertaram, entretanto, ainda não será possível saber a nota final, que será divulgada somente em 18 de janeiro. Isto porque o sistema de correção do Enem usa uma metodologia de correção que não estabelece previamente um valor fixo para cada questão.

Anulação

Na segunda-feira (12), o Inep anulou uma questões de matemática por ser igual a questão já utilizada no vestibular da UFPR (Universidade Federal do Paraná), em 2013. A regra é que as questões usadas nas provas do Enem sejam inéditas e sigilosas, o que não ocorreu com esta questão.

A sindicância do Inep irá apurar o caso.

Provas

As provas do Enem foram aplicadas no últimos dois domingos, dias 4 e 11, de novembro, estando separadas por área. No dia 4, foram aplicadas provas de linguagem, ciências humanas e redação. Já no dia 11, as provas de ciências da natureza e matemática.

A nota do exame é usada pelos estudantes que queiram concorrer a vagas no público pelo Sisu (Sistema de Seleção Unificada), ter acesso a bolsas em instituições privadas por meio do ProUni (Programa Universidade para Todos), ou para conseguirem auxílio do (Fundo de Financiamento).