Comercial de Natal da Perdigão causa polêmica entre internautas

O novo comercial de natal da Perdigão causou polêmica entre internautas ao tentar abordar diversidade e inclusão. Alguns consumidores consideraram a campanha racista ao abordar a necessidade de assistencialismo à família negra, enquanto a família branca surge como quem ajuda. Durante a propaganda, que tem duração de 30 segundos e fala sobre assistencialismo à famílias […]

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O novo comercial de natal da Perdigão causou polêmica entre internautas ao tentar abordar diversidade e inclusão. Alguns consumidores consideraram a campanha racista ao abordar a necessidade de assistencialismo à família negra, enquanto a família branca surge como quem ajuda.

Durante a propaganda, que tem duração de 30 segundos e fala sobre assistencialismo à famílias que precisam, aparece a família Silva, negra e sem a presença paterna, agradecendo pela possibilidade de ter “um Natal especial. Daqueles que a gente só imaginava”.

Depois, aparece uma “família branca”, Oliveira, que, segundo a propaganda, seria responsável pela doação de um Chester para os Silva terem com o que celebrar o Natal.

Para alguns internautas a propaganda se torna ofensiva ao colocar família de negros em situação de vulnerabilidade, enquanto a “família branca” aparece estruturada como “salvadora da pátria”. Para muitos, a propaganda ressalta uma visão superficial e racista sobre assistencialismo.

Uma consumidora se indignou com a campanha e comentou o vídeo dizendo: “E a família branca novamente salva o Natal da pobre família negra que não pode comprar um Chester? – E não venham com aquele papo de “coincidência” ou “nós não enxergamos cor”, porque se fosse assim, teríamos mais famílias negras retratadas ajudando pobres famílias brancas por aí. Mas é isso, Brasil: país onde 98% da população não se acha racista, 99% conhece alguém racista e dessa forma todo mundo tem permissão pra continuar sendo”.

Vivian Duarte, consultora de Marketing, diz que a campanha representa o pensamento comum. Na sua conta do Facebook, a consultora apresentou o vídeo do comercial e afirmou que usará em suas palestras para “falar sobre vieses inconscientes, diversidade que convém e dicas de como reforçar a estrutura patriarcal e racista com sutileza e requinte de bondade. A propaganda é arma bélica nas mãos de pessoas que insistem em retratar e escancarar preconceitos, machismo e racismo, envelopando tudo isso com jingles fofos”.

Veja o post:

Gente, a #Perdigão acaba de soltar sua mais bela campanha de Natal. Olhem que generosa ela. Vou usar esta peça (link…

Posted by Viviane Duarte on Tuesday, November 27, 2018

Controvérsias 

Embora alguns internautas e ativistas tenham se sentido ofendidos ou insatisfeitos com a abordagem realizada pela Perdigão, teve aqueles que disseram achar normal e até “misturada” as famílias, não vendo nada de mais na campanha.

Um consumidor comentou na postagem do vídeo no Youtube dizendo “Não vi nada demais e ainda sou negro!!!”. Outro também saiu em defesa da marca, abordando a mescla de raças abordada na propaganda.

“Na família Oliveira tem 2 negros, e na família Silva tem 3 negros, ou seja são duas famílias miscigenadas, não existe família negra ou branca neste comercial, é a representação da miscigenação, somos todos mestiços, parem de problematizar, a campanha da perdigão é linda”, disse o consumidor.

A maioria dos espectadores que visualizaram o vídeo disseram não se sentir atacados, já que a propaganda misturou raças na propaganda. Alguns afirmaram terem visto somente o assistencialismo, que foi o alvo principal na campanha.

Clique nas imagens para ver alguns comentários:

A Perdigão se posicionou sobre a polêmica e lamenta que a campanha tenha ofendido consumidores. “Nunca foi essa a nossa intenção. Falar de generosidade é, para nós, uma forma de união e agradecimento a todos os nossos consumidores, que há três anos colaboram para o Natal de mais de 6 milhões de pessoas, independente de cor, gênero, raça ou religião. É nisso que acreditamos”, disse em nota.

Assista o comercial:

(matéria editada às 09:39 de 29 de novembro para acréscimo do posicionamento da empresa)

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