Uol e Folha saem do ar e página é redirecionada para site pornô
Folha declarou que ‘hackers’ prejudicaram acesso
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Folha declarou que ‘hackers’ prejudicaram acesso
A primeira página do UOL foi tirada do ar na madrugada de sexta-feira (6), enquanto páginas relacionadas, como a do jornal Folha de S.Paulo e serviços de email, foram redirecionadas para um site de vídeos pornográficos, em um aparente ataque de hackers contra o grupo de comunicação. As informações são da revista Exame e da Folha.
A Exame afirma que, procurado, o portal informou que os problemas já foram resolvidos e que a falha ‘não aconteceu no UOL e nenhum servidor da empresa foi violado’. “A companhia também informou que a base de usuários não foi acessada por terceiros”, explica a Exame.
A empresa declarou que o ataque ocorreu na conexão entre os aparelhos de acesso à internet dos usuários e os servidores da companhia. “Houve alteração do DNS, sistema de nomes de domínios, (…) O UOL não é responsável pelos servidores de DNS afetados. Tão logo identificou a alteração, o UOL notificou os administradores, que corrigiram o problema em cerca de uma hora”, afirmou a companhia em comunicado à imprensa.
O sistema DNS conecta endereços textuais da internet digitados pelos usuários em seus programas de navegação com os respectivos endereços numéricos (IP) usados por equipamentos de rede para direcionar o fluxo de dados da web.Não ficou claro de imediato quem foram os responsáveis pelo ataque.
A Folha emitiu pronunciamento sobre o ataque, declarando que “a intervenção ilegal ocorreu na conexão entre os aparelhos dos usuários (celulares, desktops, etc) e os servidores do UOL. Houve alteração do DNS (em português, Sistema de Nomes de Domínios), serviço responsável por ‘traduzir’ o endereço do site (por exemplo, folha.com.br) para um endereço IP (Internet Protocol), código que os computadores identificam e usam para encontrar a página”.
“Mesmo após a correção os leitores ainda se depararam com o problema. Isso ocorre porque os servidores guardam informações em cache (uma espécie de arquivo para tornar a navegação mais rápida), e a atualização pode demorar até 24 horas. Devido ao ataque, os termos ‘Redtube’ e ‘Folha e UOL’ apareceram, na manhã desta sexta, nos “trending topics” (assuntos em destaque) no Twitter no Brasil”, afirmou o jornal.
Ainda não há informações sobre a autoria dos ataques.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Mulher é presa ao tentar entrar em presídio de Corumbá com maconha escondida na calcinha
Suspeita disse que levaria a droga para o marido e que ele repassaria o entorpecente para outro detento
Com mais de 70% da população adulta acima do peso, demanda por cirurgias bariátricas cresce em MS
Até setembro de 2024, Campo Grande registrou 112 cirurgias bariátricas realizadas pelo SUS
Filho de Viih Tube recebe alta após 20 dias e diagnóstico é revelado; confira
Após 20 dias de internação, Ravi recebeu alta médica; pela primeira vez, os médicos revelaram qual é o diagnóstico do filho de Viih Tube
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.