A informação é de agência

O presidente russo Vladimir Putin declarou, em um artigo assinado e publicado nesta sexta-feira (1º), que a Rússia valoriza a cooperação multilateral com os Brics para criar um mundo multipolar justo e condições de desenvolvimento iguais para todos. A informação é da agência Xinhua.

No artigo da 9ª Cúpula dos Brics que se realizará em Xiamen, na China, de 3 a 5 de setembro, Putin  agradece a contribuição significativa da China como presidente da organização do evento deste ano “que permitiu aos países do Brics como um grupo avançar em todas as áreas-chave da nossa parceria, incluindo política, economia e cultura”.

O Brics é o acrônimo de um grupo de cinco grandes economias emergentes – Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. Originalmente, os primeiros quatro foram agrupados como “Bric” antes da inclusão da África do Sul em 2010. Desde 2009, os países do Brics se reúnem anualmente em cúpulas formais.

“É importante que as atividades do nosso grupo se baseiem nos princípios da igualdade, do respeito pelas opiniões e do consenso uns com os outros. No Brics, nada é forçado,” acrescentou Putin. Segundo ele, “esta atmosfera aberta e baseada em confiança é propícia à implementação bem sucedida de nossas tarefas.”