PF e MPF abrem seis novas investigações criminais contra Lula
Petista vê chances de candidatura em 2018 diminuírem
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Petista vê chances de candidatura em 2018 diminuírem
Já condenado a nove anos e meio de prisão no julgamento do caso do triplex do Guarujá, e cada vez mais distante do objetivo de pleitear as eleições do próximo ano, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva agora terá de arcar com seis novos procedimentos de investigação criminal abertos pela Polícia Federal e pelo MPF (Ministério Público Federal).
As investigações foram abertas pelas instituições de Curitiba, onde atua o juiz Sérgio Moro, e de São Paulo e Brasília. Os procedimentos investigativos apuram crimes de lavagem de dinheiro, corrupção, tráfico de influência e obstrução a investigações.
O ponto de partida para as apurações foram as colaborações e depoimentos dos executivos da Odebrecht. Informações colhidas durante o curso da Operação Lava-Jato levaram a instauração das investigações.
O ex-presidente Lula pode ser impedido de participar das eleições de 2018, caso seja condenado pelo TRF4 (Tribunal Regional Federal da 4ª Região), em confirmação à condenação já emitida pelo juiz Sérgio Moro, da 13ª Vara Federal de Curitiba.
As investigações
As instituições de São Paulo acusam Lula de participar de pagamentos de benefícios ao seu filho caçula, Luís Cláudio, por meio da contratação de uma empresa de eventos esportivos, e também de mesadas ao seu irmão Frei Chico, além de desvios de dinheiro na construção da Arena Corinthians.
Em Brasília, Lula é acusado de obstrução da Justiça, por ter supostamente negociado um acordo de leniência com a Odebrecht, sem intervenção do Ministério Público, o que beneficiaria diretamente a construtora.
Em Curitiba, o ex-presidente ainda é acusado de fraudes e corrupção em negócios do setor petroquímico relacionados à Braskem, além de pagamentos e doações irregulares por palestras ao Instituto Lula.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
CEO do Al-Hilal nega substituir Neymar por Cristiano Ronaldo no Mundial: ‘Ficção científica’
Cristiano Ronaldo poderá assinar um pré-contrato com qualquer equipe a partir de janeiro
SAMU recebe seis novas ambulâncias em Campo Grande
As viaturas foram adquiridas em compensação pela retirada de oito veículos antigos do SAMU
Definido calendário do futebol de Mato Grosso do Sul na temporada 2025
Temporada começa no dia 18 de janeiro, com a abertura do Campeonato Estadual de Futebol Masculino da Série A, principal competição do estado
Ele é o pai? Exame de DNA de suposto filho de Leandro revela a verdade
Após entrar na Justiça, homem de 45 anos tem a verdade revelada a respeito da suposta paternidade de Leandro; veja o resultado do exame de DNA
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.