Ministro afirma que indicará nomes técnicos

O ministro da Fazenda do governo interino de Michel Temer, Henrique Meirelles, deve anunciar hoje (16) o nome do novo presidente do BC (Banco Central), depois de um fim de semana se reunindo para definir a equipe econômica.

Temer e Meirelles se encontraram neste domingo (15) para decidir o nome que deve assumir o BC, segundo o periódico fluminense Jornal do Brasil. De acordo com o jornal, o nome mais cotado seria o de Ilan Goldfajn, atual economista-chefe do grupo Itaú Unibanco. Outro possível indicado seria o chefe do Banco Brasil Plural, Mário Mesquita.

Meirelles, até agora, confirmou apenas o nome de Tarcísio José Massote de Godoy, para secretário-executivo do Ministério. Godoy ocupa, atualmente, o cargo de servidor de Finanças e controle do Tesouro Nacional, onde está desde 1993. Ele já foi designado Secretário do Tesouro Nacional interino no final de 2006.

O ministro já afirmou que seus indicados para os bancos públicos serão técnicos e não meramente políticos, mesmo que possuam filiação partidária. “As indicações serão aprovadas diretamente por mim, independentemente de quem fez a indicação”, afirmou Meirelles. O Banco do Brasil, a Caixa Econômica Federal e o BNDES (Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social) são os principais bancos estatais do País.