Pular para o conteúdo
Brasil

Barroso diz que é “impensável” que alguém interfira no trabalho do STF

Ministro do STF comentou sobre gravações envolvendo Romero Jucá
Arquivo -

Ministro do STF comentou sobre gravações envolvendo Romero

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luís Roberto Barroso disse hoje (23) que não há possibilidade de um indivíduo influenciar decisões da Corte. Barroso fez o comentário ao responder uma pergunta sobre reportagem do jornal Folha de S. Paulo publicada hoje em que gravações mostram que o atual ministro do Planejamento, Romero Jucá, sugeriu ao ex-presidente da Transpetro Sérgio Machado um pacto, que incluiria o Supremo, para impedir o avanço da Operação Lava Jato.

“As instituições despertaram e passaram a funcionar melhor, de modo que é impensável nos dias de hoje supor que alguém tenha individualmente a capacidade de paralisar as instituições ou pensar que qualquer pessoa tenha acesso a um ministro do Supremo para parar determinado julgo”, disse Barroso em seminário promovido pela revista Veja.

Nas falas transcritas pela reportagem, Jucá diz ter acesso a vários ministros do STF. “Acesso no sentido de influenciar com qualquer componente indevido uma decisão de ministro do Supremo, eu duvido muito que isso aconteça. Acho que isso é uma não possibilidade. Isso, simplesmente, não acontece”, disse Barroso ao descartar a possibilidade de que Jucá possa interferir no andamento dos processos.

Barroso destacou ainda que, sesse sentido, o STF tem sido firme ao tratar dos processos que chegam ao tribunal. “Em várias oportunidades os casos [da Lava-Jato] chegaram ao Supremo Tribunal Federal, que tem demonstrado uma seriedade enorme na apreciação desses casos.”

Moro

O juiz federal , que conduz a maior parte das investigações da Lava Jato, disse que os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário devem evitar interferências em áreas dos outros. “Assim como assunto de Justiça também não devem ter interferência do governo, cada um tem que agir independente”, disse o juiz, que participou do debate com o ministro Barroso.

Para Moro, o Judiciário não é capaz de, sozinho, acabar com a corrupção no país. “A Justiça é uma condição necessária para vencer esse problema, mas não é uma condição suficiente.”

No entanto, segundo Sérgio Moro, os magistrados devem consolidar a posição de não tolerar esse tipo de desvio. “Essa atitude mais firme do Poder Judiciário, esse repúdio consensual às práticas de corrupção sistêmica, que isso se institucionalize, que se transforme em costumes mais duradouros, para que nós consigamos resolver os problemas atuais e não tenhamos nessa escala que tivemos agora.”

Barroso ponderou que, apesar do julgamento da Ação Penal 470, o processo do mensalão, ter sido um marco em prol do combate da corrupção e de crimes cometidos pelos mais ricos, ainda há muito a avançar. “O mensalão está ajudando a mudar a curva. Isso sem perder a percepção que o Brasil é um país de grande estratificação social. A Justiça brasileira é mansa com os ricos e dura com os pobres”, comparou.

Os avanços, segundo o ministro, precisam ocorrer em diversas frentes, não apenas com a atuação da Justiça. “Um grande país não se faz com direito penal. Se faz com educação, com justiça social, distribuição adequada de renda, de modo que ninguém deve acredita que o Brasil vai melhorar apenas com o endurecimento do direito penal.”

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

STJ vai julgar ação que pede devolução de quase meio milhão de reais de vereadores em MS

Casa da Saúde suspende atendimentos neste feriado, confira

votação campo grande

Fórum debate estratégias e reúne autoridades na Câmara de Campo Grande nesta quarta

TAJ Condomínio Resort chega a Campo Grande para redefinir o alto padrão

Notícias mais lidas agora

Pela segunda sessão consecutiva, CNMP julga denúncias de corrupção no MPMS

Após vistoria apontar ‘cheiro intenso’, JBS insiste que adotou medidas antifedor

Secretários de MS retidos em Israel já estão na Jordânia a caminho do Brasil

idosa

Idosa com Alzheimer continua desaparecida em Campo Grande

Últimas Notícias

Famosos

Barra de ferro atinge cabeça de Natuza Nery na Globo e jornalista é hospitalizada

Apresentadora da GloboNews fez tomografia e outros exames após pancada na cabeça

Política

Riedel recebe prefeitos e participa da abertura da Exposul nesta quarta-feira

Prefeitos de Anaurilândia e Ribas do Rio Pardo se encontram com o governador para discutir o programa MS Ativo

Cotidiano

Confira as interdições no trânsito de Campo Grande para procissão de Corpus Christi

Interdições acontecem a partir desta quarta-feira

Polícia

Acusado de estuprar filhas e agredir esposa tem liberdade negada pela Justiça em MS

Uma das filhas confirmou que pai era agressivo