OAB-RJ pede que porte de arma branca seja incluída em lei penal
Atualmente, apenas porte de arma de fogo é criminalizada por lei
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Atualmente, apenas porte de arma de fogo é criminalizada por lei
A OAB-RJ (Ordem dos Advogados do Brasil do Rio) informou na manhã desta sexta-feira (22) que defende que o porte de armas brancas, como facas, sem a devida justificativa legal, seja incluída na lei penal brasileira. A legislação atual não criminaliza o porte de facas e outras armas brancas. A criminalização ocorre somente com o porte de armas de fogo sem a autorização do Estado.
Ainda de acordo com a OAB, os objetos perfurocortantes têm a mesma capacidade letal. Para o presidente da ordem, Felipe Santa Cruz, a sociedade e o Estado não podem ficar de mãos atadas. “Quem sai de casa com uma faca ou arma branca sem motivos profissionais ou pessoais tem evidentemente o intuito de praticar um delito violento. E o Estado precisa dispor da possibilidade jurídica de detê-lo antes que pratique um crime bárbaro”, afirmou.
O pronunciamento da OAB-RJ foi feito dias depois do médico Jaime Gold, de 57 anos, ser esfaqueado na Lagoa Rodrigo de Freitas enquanto andava de bicicleta. A vítima foi levada ao Hospital Miguel Couto, onde foi submetido a uma cirurgia de emergência, mas não resistiu aos ferimentos.
Menor apreendido
O adolescente de 16 anos suspeito de matar o médico Jaime Gold na Lagoa Rodrigo de Freitas, na Zona Sul do Rio, teve sua primeira anotação criminal aos 12 anos de idade, segundo a delegada da DH (Divisão de Homicídios), Patrícia Aguiar.
Na ocasião, em 2010, ele foi levado para a delegacia por dano ao patrimônio e roubo a transeunte, na Avenida Epitácio Pessoa, na Lagoa, mesmo bairro onde é suspeito de ter esfaqueado o médico. Desde a primeira anotação, o adolescente teve outras 14 apreensões, sendo cinco com uso de objetos como facas e tesouras.
Segundo o titular da Divisão de Homicídios, Rivaldo Barbosa, ja existia uma investigação sobre o caso na 15ª DP (Gávea) que, por volta das 12h desta quarta, foi passada para a DH. “Fizemos uma perícia no local e constatamos algumas testemunhas e imagens, três horas após o inicio da investigação”, afirmou.
Ainda de acordo com Barbosa, as principais áreas de atuação das anotações criminais do rapaz eram Lagoa, Ipanema e Leblon.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Projetos ‘chaves’ para 2025, reforma administrativa e LOA foram aprovadas pelos vereadores durante a semana
Vereadores de Campo Grande aprovaram orçamento de R$ 6,8 bilhões para próximo ano
Mulher é transferida para a Santa Casa de Campo Grande após ser agredida com golpes de facão no interior
Caso é investigado como tentativa de feminicídio na tarde desse sábado (14)
Um ano após assassinato de Cícero no Natal em Campo Grande, suspeita ainda não foi localizada
Crime ainda não teve respostas e MP deu prazo até final deste mês para investigação da polícia
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.