Governo expulsou 550 servidores em 2014 por práticas ilícitas, diz CGU
De acordo com Controladoria, 66% do casos tem ligação com corrupção.
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
De acordo com Controladoria, 66% do casos tem ligação com corrupção.
A Controladoria-Geral da União (CGU) divulgou nesta quinta-feira (8) que 550 servidores públicos foram expulsos em 2014 por práticas ilícitas na administração pública federal. De acordo com o órgão, este é o maior número dos últimos 12 anos. Em 2013, foram 528 expulsos, contra 506 em 2012.
A Controladoria informou que 423 casos se referem à demissão de servidores efetivos, enquanto outras 58 destituições são referentes a cargos em comissão. As punições foram aplicadas por órgãos da administração pública federal, sem incluir empregados de empresas estatais, como Caixa Econômica Federal, Correios e Petrobras.
Segundo a CGU, em 365 casos (66% das expulsões) houve prática de atos relacionados à corrupção. Outras 126 expulsões ocorreram por conta do abandono de cargo, por inassiduidade ou por acumulação ilícita de cargos.
Os dados foram divulgados pela CGU no relatório mensal de punições expulsivas, que reúne informações sobre demissões, destituições de cargos comissionados e cassações de aposentadorias. O documento aponta que os estados com maior número de expulsões são Rio de Janeiro e São Paulo, com 113 e 75 casos, respectivamente.
De acordo com a CGU, dependendo do tipo de infração cometida, o servidor punido pode ficar impedido de ocupar cargo público pelo prazo de cinco anos ou proibido de retonar para o serviço público. Ele tambémbém fica inelegível por oito anos, nos termos da Lei da Ficha Limpa. A cópia dos processos é encaminhada pela CGU à Advocacia-Geralda União (AGU) para que ela busque ressarcir o prejuízo causado pela irregularidades.
Notícias mais lidas agora
- Chuva chega forte e alaga ruas da região norte de Campo Grande
- Há 13 anos, casa no bairro Santo Antônio é decorada por Elizabeth com enfeites únicos de Natal
- Pais são presos após bebê de 2 meses ser queimado com cigarro e agredido em MS
- VÍDEO: Moradores denunciam mulher por racismo e homofobia em condomínio: ‘viadinho’
Últimas Notícias
[ BASTIDORES ] Gripe quase impediu leitura de ‘lista centenária’
Férias estão entre os assuntos quentes dos parlamentares
Milei pode ser ameaça a direitos trabalhistas em acordos do Mercosul
O peso da China O PT quer impor regras de respeito aos direitos trabalhistas, direitos humanos e sindicais via Conselho do Mercosul. O Brasil aguarda, preocupado, a proposta de agenda da Argentina para o bloco, que presidirá o Conselho no 1º semestre de 2025. O presidente Javier Milei não nutre nenhuma simpatia pelo Mercosul e…
Motorista morre preso nas ferragens em ‘batida de 180º’ na MS-134 e três ficam feridos
Uma criança de 2 anos estava em um dos carros
Menina de 4 anos tem objeto inserido no abdômen e médicos descobrem abuso e maus-tratos em Campo Grande
Em atendimento anterior, criança foi levada para o hospital com a clavícula quebrada
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.