Pular para o conteúdo
Brasil

Eduardo Cunha anuncia comissão geral para debater crise hídrica no país

A data será marcada em combinação com os partidos que fizeram a solicitação
Arquivo -

A data será marcada em combinação com os partidos que fizeram a solicitação

O presidente da , Eduardo Cunha (PMDB-RJ), disse nesta quarta-feira (4) que uma comissão geral para discutir a no ocorrerá em breve no plenário. A data será marcada em combinação com os partidos que fizeram a solicitação.  

“O problema da crise hídrica está se agravando e, neste momento, afeta grande parte da população da Região Sudeste. Há causas de natureza ambiental e outras que têm de ser debatidas. O tema é prioridade do país”, acrescentou Cunha, que participou de café da manhã na reabertura dos trabalhos da Frente Parlamentar Ambientalista, ocasião em que foi discutida a grave situação dos recursos hídricos no país.

Na comissão geral, além de parlamentares, representantes da sociedade civil e autoridades governamentais debatem um tema relevante em uma sessão plenária da Câmara.

Coordenador da Frente Parlamentar Ambientalista, o deputado Sarney Filho (PV-MA) informou que, em dezembro, enviou ofício à presidenta Dilma Rousseff, pedindo a criação do Comitê Gestor da Crise da Água no Brasil, mas que ainda não teve retorno.

“Fizemos a sugestão para que a presidenta Dilma criasse um comitê de crise vinculado diretamente a seu gabinete. O governo avaliará esta possibilidade. No Congresso, temos de criar uma comissão especial ou uma subcomissão para tratar especificamente e acompanhar as ações do assunto”, afirmou o deputado.

Ex-parlamentar e ambientalista, Fábio Feldmann destacou a gravidade da situação em . “A crise hídrica em São Paulo corre o risco de se transformar em exemplo mundial de vulnerabilidade de uma região metropolitana com milhões de pessoas. A depender da chuva, não falaremos mais em crise, mas em colapso. Não há água em São Paulo. Estamos falando de uma crise [hídrica] em 2014 e 2015, mas a gente não tem certeza se ela não se estenderá até 2016 e 2017. É uma crise que mudará radicalmente a economia do país, porque São Paulo tem muita importância no PIB [Produto Interno Bruto]. As pessoas sofrerão muito com essa crise de água.”

Para a coordenadora da Rede das Águas da Fundação SOS Mata Atlântica, Malu Ribeiro, a condução da crise hídrica não tem sido feita de forma transparente e preventiva pelos governantes. “Hoje, as pessoas estão alarmadas. O cidadão comum não sabe que dia vai faltar água em sua casa. Isso leva a um estado de pânico. O pânico faz com que se guarde água de maneira inadequada e leva ao risco de doenças como a dengue e a febre chikungunya. O principal apelo é para que haja transparência. O período eleitoral já acabou.”

Secretário de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, Carlos Nobre, destacou que os fenômenos de extremos climáticos ocorrem com maior frequência. “Se não conseguirmos conter a velocidade do aumento do aquecimento global causado pela emissão de gases de efeito estufa, teremos cada vez mais extremos com mais secas e inundações. Se o aquecimento global não for contido, teremos de conviver cada vez mais com esses extremos.”

 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Corinthians joga mal e perde para o Mirassol em duelo com cavadinha errada de Memphis

MS já teve 22 postos autuados por irregularidades em bombas de combustível até abril de 2025

Red Bull Bragantino empata com o Grêmio e assume a liderança provisória do Brasileirão

Vaticano publica brasão e lema oficial do novo sumo pontífice Papa Leão XIV

Notícias mais lidas agora

Retomada há 2 anos, obra de radioterapia do HRMS avança a passos lentos e chega a 70%

‘Sempre foi minha maior inimiga’: o que comemorar quando você cresce com uma mãe narcisista?

onça atacou gato

Suposto ataque de onça em Aquidauana deixa moradores em alerta: ‘a vizinha jura que viu’

À espera de Diniz, Vasco leva virada do Vitória, aumenta jejum e entra na zona de rebaixamento

Últimas Notícias

Trânsito

Após batida forte entre dois carros, Bombeiros ‘serram’ veículo para retirar vítima

Corpo de Bombeiros Militar fez uso de aparelho desencarcerador, com objetivo de remover partes da estrutura do veículo e possibilitar a extração segura da pessoa

Cotidiano

Família procura por idoso que sofre da Doença de Alzheimer desaparecido neste sábado

Idoso desapareceu em uma propriedade rural no Assentamento MSTB, no município de Ribas do Rio Pardo, próximo ao balneário Mantena

Polícia

Idoso perde R$ 1,2 mil ao cair em golpe de falso advogado com conta de WhatsApp clonada

Vítima foi abordada por suspeito que utilizava conta do Whatsapp com imagem de seu advogado, o que o induziu à seguir as orientações do golpista

Polícia

Polícia Militar prende dupla em flagrante após furto de motocicleta e iPhone

Suspeitos foram localizados após rastreio do aparelho celular