Detentos fazem protesto em dois presídios de Pernambuco
Segundo a PM, presos chegaram a subir no telhado de alguns pavilhões
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Segundo a PM, presos chegaram a subir no telhado de alguns pavilhões
Detentos de dois estabelecimentos prisionais de Pernambuco voltaram a protestar, hoje (20), contra a superlotação e o que classificam como péssimas condições das unidades carcerárias. Uma das manifestações aconteceu no Complexo Prisional do Curado, no Recife (PE). Ontem (19), o mesmo local já tinha sido palco de um tumulto que resultou nas mortes de um sargento da Polícia Militar (PM) e de um preso, além de 29 detentos feridos.
A nova confusão no Curado começou por volta das 9h30 de hoje. Segundo a assessoria da PM, presos chegaram a subir no telhado de alguns pavilhões, mas, até o momento, não há relato de confrontos, violência ou tumulto mais grave. Policiais do Batalhão de Choque, das companhias de Operações Especiais e de Cães e do Corpo de Bombeiros estão no interior do complexo, de prontidão, mas, até a publicação desta reportagem, a intervenção policial não tinha sido necessária.
Contrariando o relato da PM, órgãos de imprensa de Pernambuco relatam que parentes de presos que esperavam por notícias do lado de fora do complexo afirmam ter ouvido tiros logo após o início da confusão e que a constatação de fumaça saindo do pátio da unidade pode ser um indício de que a ocorrência seja mais grave, podendo inclusive se tratar de uma nova rebelião.
O outro tumulto foi registrado na Penitenciária Barreto Campelo, em Itamaracá, região metropolitana do Recife. Policiais militares foram acionados para reforçar a segurança, mas a PM afirma que, até o momento, a “manifestação” dos presos é pacífica, não tendo sido necessário o uso da força de contenção.
A reportagem ainda não conseguiu contato com a Secretaria Executiva de Ressocialização (Seres). Ontem (19), após o tumulto no Complexo Prisional do Curado ter sido controlado, o número de agentes penitenciários foi ampliado. O governo estadual voltou a anunciar que, para contornar o problema da superlotação em alguns estabelecimentos prisionais, vai concluir em breve as obras do Complexo Prisional de Tacaimbó, da Cadeia de Santa Cruz do Capibaribe, do Presídio de Itaquitinga e ampliar o Complexo Prisional do Curado.
Notícias mais lidas agora
- Jeep roubado de ex-superintendente morto a pauladas e facadas é encontrado pela polícia
- Antes de assassinato, homem foi visto em cima de telhado de casa de ex-superintendente em Campo Grande
- VÍDEO: Agente de saúde reage e parte para cima de ladrão durante roubo de celular no Aero Rancho
- VÍDEO: Rua do Colúmbia ‘ganha’ cachoeira após enxurrada e moradores ficam revoltados
Últimas Notícias
Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
Delegado foi acusado de tortura e sequestro de presos
‘Firme e forte’: Lula caminha por hospital e diz que está pronto para voltar para casa
Presidente passou por cirurgias após queda
Área queimada no Pantanal em 2024 foi três vezes maior do que em 2023, aponta Cemtec
Aumento é de 220,8% em relação ao mesmo período de 2023, que registrou 505.525 hectares queimados
Fundação de Cultura de MS abre edital para selecionar artesãos para ministrar oficinas no Estado
As inscrições vão de 23 de dezembro a 21 de janeiro de 2025
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.