Para entender melhor a Tenossinovite de De Quervain, convidamos o Dr. Caio Rondon, médico fisiatra, que possui especializações em renomadas instituições de ensino do país, para nos explicar sobre essa doença musculoesquelética: O que é? Quais as causas? Qual grupo é mais afetado pela Tendinite De Quervain? Sintomas, Diagnóstico e Tratamentos.

Dr.Caio Rondon fala sobre Tenossinovite de De Quervain.
Foto:Arquivo Pessoal

A prevalência Tenossinovite de De Quervain está aumento nos últimos anos com o uso excessivo dos smartphones. Ela é uma inflamação da membrana que recobre o tendão abdutor e extensor do polegar, isto é, do tendão que aproxima e afasta o polegar, afeta 8x mais as mulheres, na faixa etária entre 30 e 50 anos.

Os sintomas principais são:

Dor localizada entre o punho e polegar

Dor ao pegar objetos pesados

Dor a mobilização do polegar ou punho Inchaço e calor na região

O diagnóstico é clínico, através do exame físico bem realizado e se necessário é solicitado uma ultrassonografia para confirmação.

Dr.Caio Rondon fala sobre Tenossinovite de De Quervain.
Foto:Arquivo Pessoal

O Tratamento consiste no uso de medicamentos para o processo inflamatório, imobilização do polegar, compressas com gelo, fisioterapia e infiltrações. Caso o problema persista, pode ser necessária a cirurgia.

Dica: sempre troque a mão que digita no celular, use o gelo para a dor aguda, procure alongar o punho e não permaneça realizando o mesmo movimento por períodos prolongados.

Os atendimentos realizados pelo Dr.Caio Rondon são direcionados para as seguintes necessidades: Dor, Fibromialgia, Lesões e Inflamações Musculares, Reabilitação Física, Dor na Coluna, Dor de Cabeça (Enxaquecas), Tendinite e Bursite, Artrose, Espasticidade, Alteração da Marcha, Infiltração, e Acupuntura.

Agradecemos a participação do Dr.Caio Rondon no Le Blog Maria Antonia e de antemão fica o convite para que sempre que possível nos ajude a esclarecer dúvidas frequentes dos nossos seguidores, sobre prevenção e tratamento das doenças relacionadas a sua especialidade.

Para agendar uma consulta! (67) 996550020.

Dr.Caio Rondon fala sobre Tenossinovite de De Quervain.
Foto:Arquivo Pessoal