Cartas enviadas por Mary, rainha da Escócia no século 16, enquanto ela estava em uma prisão inglesa, foram recentemente desenterradas na Biblioteca Nacional da França. Mary escreveu ao todo 57 cartas entre 1578 e 1584 para Michel de Castelnau Mauvissière, o embaixador francês na corte da rainha Elizabeth I; a correspondência foi considerada perdida na história, pelo menos até agora.
O assunto das 57 cartas variava, incluindo a proposta de casamento da rainha Elizabeth com o duque de Anjou, seu retorno ao trono escocês, sua saúde e seus pensamentos sobre a política atual. Mary usou o que é chamado de cifra homofônica, onde cada letra é substituída por um determinado símbolo. E ela não apenas substituiu as letras, mas também usou símbolos no lugar de algumas palavras de alta frequência.
“Ela estava negociando com os espanhóis, com os franceses – evidente nessas cartas – com a Escócia e com Elizabeth. E isso realmente aprofunda nossa percepção dela como um ser político, não apenas como uma rainha cativa”, disse Susan Doran, historiadora da Universidade de Oxford. “Há muito mais em Mary do que a conspiração.”
4° foto – Margot Robbie como Rainha Mary da Escócia (Foto: reprodução)
Fotos : Reprodução/ Rede Social



