Pular para o conteúdo
Transparência

MPE arquiva caso sobre nepotismo e Neves fala de ‘falha’ do promotor

Sete servidores eram suspeitos de se beneficiarem 
Arquivo -

Sete servidores eram suspeitos de se beneficiarem 

O MPE-MS (Ministério Público Estadual de Mato Grosso do Sul) arquivou, a pedido do Procurador-Geral de Justiça Paulo Cezar dos Passos, mais uma investigação sobre suposta prática de no (Tribunal de Contas Estadual de Mato Grosso do Sul). Ao comentar o assunto, o presidente do Tribunal, Waldir Neves, disse que a investigação foi uma ‘falha do promotor’. O arquivamento foi publicado no diário oficial do órgão desta quinta-feira (25).

Nesta investigação, o Ministério apurava eventual nepotismo direto ou cruzado nas nomeações dos cargos comissionados de sete servidores, entre eles, a ex-mulher de Waldir Neves, Alessandra Larréia Ximenes que, na época das denúncias ao Ministério, ganhava um salário de cerca de R$ 15 mil.

Além dela, estavam sob suspeita de nepotismo Igor Nemir Neves, Caroline Danielle Macena de Oliveira Rosa, Rovena Ceccon, Fábio Alves Monteiro, Sofia Maciel Souza Chaves e Maria Cecília Amendola da Motta.

O argumento utilizado pela relatora do procedimento no Conselho Superior do Ministério Público, a procuradora Mara Cristiane Crisóstomo Bravo, para arquivar o procedimento era de que havia um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) firmado entre os órgãos para regularizar a situação.

Entretanto, não há menção sobre o TAC na ementa publicada nesta quinta. O Jornal Midiamax solicitou o conteúdo do TAC ao Ministério no último dia 16 de maio e, até a publicação desta matéria, dez dias depois, não recebeu nenhuma resposta do órgão.

A publicação do arquivamento, segundo a relatora, é de que existe no Ministério outro inquérito civil que apura o caso (06.2015.00000109-0), “instaurados pela 30ª Promotoria de Justiça da comarca de /MS, que, atualmente, é presidido pelo Procurador-Geral de Justiça”. A investigação arquivada seria mais nova e estaria em fase “menos avançada de investigação”.

Para ter acesso ao inquérito no site do MPE-MS é preciso senha do processo.

TCE-MS

MPE arquiva caso sobre nepotismo e Neves fala de ‘falha' do promotor

Jornal Midiamax

““Foi arquivado o procedimento porque não se constatou. Inclusive, foi uma falha do Ministério, no caso do Zaupa. Ele não tem nenhum vínculo de parentesco” declarou Waldir Neves sobre um dos arrolados no inquérito, o servidor Igor Nemir Neves.

 O presidente ainda criticou o trabalho do promotor, afirmando que “faltou uma preocupação do Fernando Zaupa de checar”. “Só porque ele viu o sobrenome, aí eles investigaram e constataram que realmente, fizeram o cruzamento, não existe absolutamente nenhuma ligação. É uma coincidência. O servidor citado não é meu parente. Todos os procedimentos que tinham aqui foram arquivados porque não tinha e a gente conseguiu responder à altura”, afirmou Neves, o presidente. 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Corinthians joga mal e perde para o Mirassol em duelo com cavadinha errada de Memphis

MS já teve 22 postos autuados por irregularidades em bombas de combustível até abril de 2025

Red Bull Bragantino empata com o Grêmio e assume a liderança provisória do Brasileirão

Vaticano publica brasão e lema oficial do novo sumo pontífice Papa Leão XIV

Notícias mais lidas agora

Retomada há 2 anos, obra de radioterapia do HRMS avança a passos lentos e chega a 70%

‘Sempre foi minha maior inimiga’: o que comemorar quando você cresce com uma mãe narcisista?

onça atacou gato

Suposto ataque de onça em Aquidauana deixa moradores em alerta: ‘a vizinha jura que viu’

À espera de Diniz, Vasco leva virada do Vitória, aumenta jejum e entra na zona de rebaixamento

Últimas Notícias

Trânsito

Após batida forte entre dois carros, Bombeiros ‘serram’ veículo para retirar vítima

Corpo de Bombeiros Militar fez uso de aparelho desencarcerador, com objetivo de remover partes da estrutura do veículo e possibilitar a extração segura da pessoa

Cotidiano

Família procura por idoso que sofre da Doença de Alzheimer desaparecido neste sábado

Idoso desapareceu em uma propriedade rural no Assentamento MSTB, no município de Ribas do Rio Pardo, próximo ao balneário Mantena

Polícia

Idoso perde R$ 1,2 mil ao cair em golpe de falso advogado com conta de WhatsApp clonada

Vítima foi abordada por suspeito que utilizava conta do Whatsapp com imagem de seu advogado, o que o induziu à seguir as orientações do golpista

Polícia

Polícia Militar prende dupla em flagrante após furto de motocicleta e iPhone

Suspeitos foram localizados após rastreio do aparelho celular