Pular para o conteúdo
Política

Riedel defende transição mais longa da reforma tributária para diminuir perdas com arrecadação em MS

Reunião aconteceu com relator do projeto da reforma tributária e governadores dos estados do Centro-Oeste
Fábio Oruê -
reforma tributária
Riedel em reunião em Brasília (Foto: Guilherme Pimentel/Governo MS)

O governador Eduardo Riedel (PSDB) participou nesta terça-feira (13) de reunião sobre a reforma tributária com os governadores do Centro-Oeste e o relator do projeto, o deputado Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), em .

Durante o encontro, Riedel ponderou que é preciso criar mecanismos e ações que possam proteger as perdas dos estados, entre eles, Mato Grosso do Sul. Uma das formas defendidas é a transição mais longa.

“A reforma é importante para o país, mas nós temos que proteger alguns aspectos, para que não tenha a desconstrução de um caminho longo e árduo que foi criado pelos estados nestes últimos anos. O relator ouviu atentamente nossos pontos e vai passar para o grupo de trabalho que trata do assunto”, afirmou o governador de MS.

Riedel destacou que é importante que tais mecanismos de proteção aos estados estejam previstos já no texto constitucional, não ficando para um segundo momento.

Período de transição

Entre os pontos citados está o período de transição, para que seja mais longo e assim as “perdas” sejam moderadas, assim como fundo constitucional para recuperação de eventuais receitas. Desde o início da discussão, Riedel se colocou a favor da reforma tributária.

O governador do Mato Grosso, Mauro Mendes, também citou a necessidade de criar medidas para proteger os estados que estão em desenvolvimento. “Passamos ao relator os pontos importantes que possam trazer impacto aos estados do Centro-Oeste. Nós concordamos nos pilares da reforma como a simplificação e novo modelo de tributação, mas existem impactos regionais que devem ser tratados”, disse.

Ele citou a importância de mecanismos para proteger indústrias de pequeno e médio porte no Centro-Oeste, assim como a manutenção de fundos regionais de desenvolvimento. “Houve um esforço muito grande destes estados para levar a industrialização nestas regiões nos últimos anos, a reforma não pode prejudicar este cenário, nós fizemos estes alertas ao relator”, ressaltou.

O deputado Aguinaldo Ribeiro, relator da reforma, destacou que ouviu todos os pontos dos governadores e que o momento é de construção e diálogo com todos. “Este trabalho conjunto vai nos permitir um texto com tranquilidade e segurança jurídica, ouvindo a todos, inclusive quem produz e os consumidores, para que ele possa ser aprovado na Casa de Leis”, explicou.

Acompanharam o governador Eduardo Riedel na reunião o chefe da Casa Civil, Eduardo Rocha e a procuradora-geral do Estado, Ana Ali Garcia. O governador de Goiás, Ronaldo Caiado também participou por videoconferência.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Confronto em Itaporã termina em morte após denúncia de violência doméstica

Flamengo mantém tabu e derruba Bahia no Maracanã com gol solitário de Arrascaeta

Corpo de arquiteto desaparecido após show da Lady Gaga é encontrado

Após batida forte entre dois carros, Bombeiros ‘serram’ veículo para retirar vítima

Notícias mais lidas agora

Retomada há 2 anos, obra de radioterapia do HRMS avança a passos lentos e chega a 70%

‘Sempre foi minha maior inimiga’: o que comemorar quando você cresce com uma mãe narcisista?

onça atacou gato

Suposto ataque de onça em Aquidauana deixa moradores em alerta: ‘a vizinha jura que viu’

Família procura por idoso que sofre da Doença de Alzheimer desaparecido neste sábado

Últimas Notícias

Polícia

No Dia das Mães, mulher morre após carro bater em capivara na BR-163 em MS

Vítima era mãe; casal saiu de Sorriso (MT) e seguia em direção a Foz do Iguaçu (PR)

Cotidiano

Dia das Mães deve ser ensolarado, mas com chance de chuvas em MS

Em Campo Grande, a temperatura deve variar entre 18ºC e 27ºC ao longo do dia

Charge

Presentes!

Esportes

Operário supera Creespom-DF e avança para a segunda fase do Brasileiro Feminino A3

Com um gol salvador de Aíssa nos acréscimos da primeira etapa, o Galo fez história e avançou para a segunda fase pela primeira vem sua história