Pular para o conteúdo
Política

Com 7ª maior aldeia urbana do Brasil, vereadores discutem direitos indígenas em Campo Grande

A audiência foi convocada pela Comissão Especial das Causas Indígenas da Casa, composta pelos vereadores Professor André Luís (presidente), Luiza Ribeiro (vice), Coronel Villasanti, Zé da Farmácia e Ademir Santana
Evelin Cáceres -
Divulgação

Com a 7ª maior aldeia urbana do , a Câmara Municipal de realiza no dia 9 de agosto audiência pública para discutir sobre o tema “Direitos Indígenas Urbanos”. O debate acontece a partir das 9h no Plenário Oliva Enciso, com transmissão ao vivo pelo Facebook e YouTube da Casa de Leis.

A audiência foi convocada pela Comissão Especial das Causas Indígenas da Casa, composta pelos vereadores Professor André Luís (presidente), Luiza Ribeiro (vice), Coronel Villasanti, Zé da e Ademir Santana.

O objetivo do debate, segundo o presidente do colegiado, é dar mais espaço à população indígena de Campo Grande e ajudar na busca por seus direitos.

Dia 9 de agosto é o Dia Internacional dos Povos Indígenas, data criada pela ONU (Organização das Nações Indígenas), em 1994, com objetivo de reconhecer e homenagear a cultura e tradição dos povos indígenas, além de alertar sobre seus direitos e reafirmar as garantias previstas na Declaração das Nações Unidas sobre os Direitos dos Povos Indígenas.

Aldeias urbanas

No país há cerca de 817.963 mil indígenas e aproximadamente 315.180 mil deles vivem em área urbana. Em Mato Grosso do Sul, segundo Estado com a maior população indígena do Brasil, esta relação é de 14.457 em áreas urbanas em uma população de 73.295 indígenas, 3% da população do estado.

No Estado, há presença das etnias Atikum, Guarani, Guató, Kadiwéu, Kaiowá, Kiniquinau, Ofaié e . E, embora haja uma diversidade étnica, os e Terena apresentam o maior número populacional indígena.

Campo Grande possui mais de 5 mil habitantes indígenas, caracterizando-se como o sétimo município do Brasil com o maior índice populacional indígena residindo na cidade, segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Presentes!

Operário supera Creespom-DF e avança para a segunda fase do Brasileiro Feminino A3

Confronto em Itaporã termina em morte após denúncia de violência doméstica

Flamengo mantém tabu e derruba Bahia no Maracanã com gol solitário de Arrascaeta

Notícias mais lidas agora

Retomada há 2 anos, obra de radioterapia do HRMS avança a passos lentos e chega a 70%

‘Sempre foi minha maior inimiga’: o que comemorar quando você cresce com uma mãe narcisista?

onça atacou gato

Suposto ataque de onça em Aquidauana deixa moradores em alerta: ‘a vizinha jura que viu’

Corpo de arquiteto desaparecido após show da Lady Gaga é encontrado

Últimas Notícias

Polícia

Homem é socorrido em estado grave após ser baleado pelo atual da ex-esposa em Dourados

Homem foi até a casa da ex-companheira e se envolveu em uma briga

Economia

EXPOAGRO 2025: Palestra sobre Recuperação Judicial no Agronegócio. Riscos, Benefícios e Oportunidades para o Produtor Rural.

No próximo dia 13 de maio, às 15h, o advogado Lucas Capilé Pinotti, especialista em Direito do Agronegócio e sócio do escritório Lucas Capilé Advogados, ministrará uma palestra sobre Recuperação Judicial (RJ) no 8º Ciclo de Palestras “Direito e Agronegócio”, promovido pelo Sindicato Rural de Dourados em parceria com a Ordem dos Advogados do Brasil … Continued

Polícia

No Dia das Mães, mulher morre e deixa um filho após carro bater em capivara na BR-163 em MS

Vítima era mãe de um menino; casal saiu de Sorriso (MT) e seguia em direção ao Estado do Paraná

Cotidiano

Dia das Mães deve ser ensolarado, mas com chance de chuvas em MS

Em Campo Grande, a temperatura deve variar entre 18ºC e 27ºC ao longo do dia