Pular para o conteúdo
Política

Congresso Nacional promulga reforma eleitoral, válida para 2022

Reforma não contém retorno das coligações partidárias
Arquivo -
candidatas CCJ do Senado conclui votação da PEC 38
Foto: Agência Senado.

Nesta terça-feira (28), a Emenda Constitucional nº 111/2021 foi promulgada pelo . A PEC (Proposta de Emenda à Constituição) nº 28/202 será válida para as eleições de 2022.

A PEC que promove reforma eleitoral, foi aprovada na última quarta-feira (22) pelo Senado, após passar pela Câmara Federal. Assim, a proposta teve relatoria da senadora sul-mato-grossense (MDB), que recomendou a aprovação e barrou o retorno das coligações partidárias. Então, o Senado aprovou as medidas da reforma eleitoral e acatou a sugestão da parlamentar de MS.

Por ser promulgada no prazo — de um ano antes das eleições — a emenda irá alterar regras eleitorais em 2022. O Congresso pode promulgar a reforma até 2 de outubro para ser válida no próximo ano.

Candidatas mulheres e negros

Entre as medidas aprovadas, está a contagem em dobro de votos recebidos por candidatos negros e do sexo feminino para a Câmara dos Deputados. A medida seria válida de 2022 até 2030 e é justificada pela distribuição do fundo eleitoral para as legendas.

Perda do mandato

Outro ponto aprovado é a perda do mandato para deputados, federais ou estaduais, e vereadores que se desfiliarem da legenda. Para não sofrer a penalidade, a desfiliação deverá ser em concordância com o partido.

Posses

Também foi alterada a data de posse do presidente da República, que agora passa a ser em 5 de janeiro, e os governadores tomam posse em 6 de janeiro. No entanto, a atualização vale apenas para janeiro de 2027.

Incorporações partidárias

Conforme a Agência do Senado, as incorporações de partidos também foram alteradas, agora a legenda que incorporar outras siglas não será responsabilizada pelas punições aplicadas anteriormente. E por fim, as consultas populares deverão ser aprovadas pelas câmaras municipais até 90 dias antes das eleições.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

A$AP Rocky entrega pista sobre o nome do terceiro filho com Rihanna; entenda

Drive de vacinação

Com meta de aplicar 3 mil doses, população lota drive de vacinação contra a influenza no Centro

Mudanças no tempo podem agravar doenças respiratórias; saiba como se proteger

Presidente do Sindicato Rural, Gino Ferreira defende segurança jurídica no campo na abertura da Expoagro

Notícias mais lidas agora

Retomada há 2 anos, obra de radioterapia do HRMS avança a passos lentos e chega a 70%

‘Sempre foi minha maior inimiga’: o que comemorar quando você cresce com uma mãe narcisista?

onça atacou gato

Suposto ataque de onça em Aquidauana deixa moradores em alerta: ‘a vizinha jura que viu’

Ex-funkeiro, Jottapê paga multa milionária para entrar no gospel: ‘Muito difícil’

Últimas Notícias

Mundo

Índia e Paquistão confirmam cessar-fogo após mediação dos Estados Unidos

Na quarta-feira, a Índia atacou vários locais no Paquistão e na Caxemira paquistanesa, deixando 31 mortos

Política

Marcelo Bertoni diz que Famasul lidera esforços para prorrogar prazo de regularização de terras na faixa de fronteira

Presidente da Famasul discursou durante a abertura da Expoagro em Dourados

Brasil

Lula atende Zelenski e pede a Putin para estender cessar-fogo de 3 para 30 dias

Os ucranianos fizeram o mesmo pedido de ajuda ao presidente chinês, Xi Jinping

Cotidiano

Rodolfo Nogueira critica invasões e cobra apoio federal ao produtor na abertura da Expoagro

O parlamentar foi crítico ao Governo Lula que, segundo ele, "virou as costas" para o produtor rural no Brasil