Pular para o conteúdo
Política

Eleições 2020: Saiba o que pode acontecer caso você não vote

Por conta da pandemia do coronavírus, em 2020, muitas pessoas podem pensar em não votar nas eleições. Porém, como no Brasil o voto é obrigatório, o eleitor pode sofrer restrições e impedimentos legais. De acordo com o TSE (Tribunal Superior Eleitoral), o cidadão com idade mínima obrigatória que não tirou o título bem como o […]
Arquivo -
(Foto: Maria Adjuto/Agência Brasil)
(Foto: Maria Adjuto/Agência Brasil)

Por conta da do , em 2020, muitas pessoas podem pensar em não votar nas eleições. Porém, como no o voto é obrigatório, o eleitor pode sofrer restrições e impedimentos legais.

De acordo com o TSE (Tribunal Superior Eleitoral), o cidadão com idade mínima obrigatória que não tirou o título bem como o que teve o documento cancelado ou que não quis votar, pode ser impedido, por exemplo, de obter passaporte.

Ele pode também não receber vencimentos, remuneração, salário ou proventos de função ou emprego público, autárquico ou paraestatal, bem como de fundações governamentais, empresas, institutos e sociedades de qualquer natureza, mantidas ou subvencionadas pelo governo ou que exerçam serviço público delegado, correspondentes ao segundo mês subsequente ao da eleição.

Se não votar, pode não conseguir participar de concorrência pública ou administrativa da União, dos estados, dos territórios, do Distrito Federal, dos municípios ou das respectivas autarquias ou obter empréstimos nas autarquias, nas sociedades de economia mista, nas caixas econômicas federais e estaduais, nos institutos e caixas de Previdência Social, bem como em qualquer estabelecimento de crédito mantido pelo governo, ou de cuja administração este participe, e com essas entidades celebrar contratos.

Além disso, o eleitor pode ser impedido de se inscrever em concurso ou prova para cargo ou função pública, e neles ser investido ou empossado ou de renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo.

Quem não votar pode não conseguir praticar qualquer ato para o qual se exija quitação do serviço militar ou declaração de e, ainda, obter qualquer documento perante repartições diplomáticas a que estiver subordinado.

 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

EXPOAGRO 2025 será oficialmente aberta neste sábado com presença do Governador

Jojo Todynho sofre ‘apagão’ e é hospitalizada às pressas no Rio de Janeiro

Acidente via park

Motorista perde controle e colide com poste após aquaplanagem em avenida de Campo Grande

Retomada há 2 anos, obra de radioterapia do HRMS avança a passos lentos e chega a 70%

Notícias mais lidas agora

Retomada há 2 anos, obra de radioterapia do HRMS avança a passos lentos e chega a 70%

onça atacou gato

Suposto ataque de onça em Aquidauana deixa moradores em alerta: ‘a vizinha jura que viu’

Midiamax renova tecnologia de LED com painel na principal avenida de Dourados: ‘Pioneirismo’

‘Sempre foi minha maior inimiga’: o que comemorar quando você cresce com uma mãe narcisista?

Últimas Notícias

Famosos

Duda Guerra toma atitude drástica contra Luciano Huck e Angélica após término

Após suposto término com Benício Huck, Duda Guerra polemizou ao tomar uma atitude drástica contra os sogros, Luciano Huck e Angélica

Emprego e Concurso

Com salários de até R$ 10 mil, UEMS abre processo seletivo para professor

As vagas abrangem nove cidades de Mato Grosso do Sul

Emprego e Concurso

Seleção com 94 vagas e salários de até R$ 3 mil está com inscrições abertas em Campo Grande

As vagas abrangem as funções de entrevistador e supervisor social

Especial

Mães em Luto: quando o amor precisa aprender a viver com a ausência

No luto, psicanalista sugere viver sentimentos sem determinar tempo e procurar ressignificar a dor, sem temor de esquecer ou de se sentir culpada por ser feliz