Pular para o conteúdo
Política

Funrural: produtores vão ao Congresso para evitar que dívida limite crédito

Bancada federal de MS recebeu reivindicações da Famasul
Arquivo -

Bancada federal de MS recebeu reivindicações da Famasul

A Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul) reuniu presidentes de 40 sindicatos rurais do municípios do Estado, além de dirigentes da própria instituição, para formar a comitiva que foi a discutir com parlamentares as consequências da decisão do STF (Supremo Tribunal Federal) que autorizou a volta da cobrança do (Fundo de Assistência ao Trabalhador Rural como constitucional). Uma delas pode ser dificuldades com acesso ao credito bancário para o setor.

Como a cobrança estava suspensa desde 2011, um grande número de produtores rurais deixaram de recolher o tributo, e alguns, com dívidas por volta de R$ 1 milhão, serão cobrados retroativamente.

“Temos de trabalhar para que essa situação seja resolvida no máximo em dois ou três meses, se possível. O objetivo é permitir que os produtores não percam o acesso ao crédito, fundamental para a produção”, declarou o senador Waldemir Moka (PMDB) durante reunião com os produtores.

O presidente da Famasul, Maurício Saito, acredita que a mobilização de produtores de todo o país demonstra a preocupação do setor com a decisão do Supremo, que pode influenciar negativamente a produção brasileira.

“Temos acompanhado permanentemente os desdobramentos desta pauta, tanto no Legislativo quando no Executivo, com a finalidade de alcançar a melhor resolução aos produtores rurais de Mato Grosso do Sul”, disse Saito.

Além de Moka, a senadora Simone Tebet (PMDB) e a deputada federal Tereza Cristina (PSB) também receberam as reivindicações dos produtores sul-mato-grossenses, e prometeram acompanhar os desdobramentos das negociações com o governo Federal. 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

No Dia das Mães, mulher morre e deixa um filho após carro bater em capivara na BR-163 em MS

tempo

Dia das Mães deve ser ensolarado, mas com chance de chuvas em MS

Presentes!

Operário supera Creespom-DF e avança para a segunda fase do Brasileiro Feminino A3

Notícias mais lidas agora

Retomada há 2 anos, obra de radioterapia do HRMS avança a passos lentos e chega a 70%

‘Sempre foi minha maior inimiga’: o que comemorar quando você cresce com uma mãe narcisista?

onça atacou gato

Suposto ataque de onça em Aquidauana deixa moradores em alerta: ‘a vizinha jura que viu’

Confronto em Itaporã termina em morte após denúncia de violência doméstica

Últimas Notícias

Esportes

Onde assistir: Rodada de futebol tem Palmeiras contra São Paulo e campeonatos internacionais

São jogos do Brasileirão, um do campeonato feminino e pelo menos 15 partidas internacionais

Cotidiano

Precisa de médico? Confira a escala de plantão nas Upas e CRSs de Campo Grande

A equipe da escala médica realizará os atendimentos por ordem de chegada, mas dará prioridade conforme a classificação de risco dos pacientes

Polícia

Homem é socorrido em estado grave após ser baleado pelo atual da ex-esposa em Dourados

Homem foi até a casa da ex-companheira e se envolveu em uma briga

Economia

EXPOAGRO 2025: Palestra sobre Recuperação Judicial no Agronegócio. Riscos, Benefícios e Oportunidades para o Produtor Rural.

No próximo dia 13 de maio, às 15h, o advogado Lucas Capilé Pinotti, especialista em Direito do Agronegócio e sócio do escritório Lucas Capilé Advogados, ministrará uma palestra sobre Recuperação Judicial (RJ) no 8º Ciclo de Palestras “Direito e Agronegócio”, promovido pelo Sindicato Rural de Dourados em parceria com a Ordem dos Advogados do Brasil … Continued