Pular para o conteúdo
Política

Governador diz que projeto da dívida dos estados não irá prejudicar categorias

Entidades se reuniram para demonstrarem contrários
Arquivo -

Entidades se reuniram para demonstrarem contrários

O governador Reinaldo Azambuja (PSDB), em agenda pública nesta terça-feira (26), disse que não vê prejuízos para qualquer categoria do Estado com a aprovação do Projeto de Lei Complementar 257. Este trata do acordo entre Estados e União sobre a dívida dos estados. Diversas entidades entidades se reuniram nessa segunda-feira (26), para se mostrarem contrários a este projeto por trazer danos as categorias, devido as exigências do governo federal, segundo eles.

Azambuja disse que este projeto trata principalmente do alongamento da divida. “O foco da 257 é principalmente o alongamento da dívida dos estados dentro daquilo que foi pactuado, a redução dos juros, o cumprimento daquelas parcelas que nos fixamos e algumas condicionantes que foram flexibilizadas, em especial a respeito da Lei de Responsabilidade Fiscal”.

Para o governador esta aprovação não trará prejuízos a categorias. “Existe uma movimentação de categorias mas eu não acredito que a aprovação deste PL vai ser prejudicial a qualquer categoria por que existe um acordo que foi feito entre o Governo Federal Fórum de Governadores que discutiu o projeto”, destacou Azambuja.

Representantes de entidades sindicais que abrangem os servidores públicos municipais e estaduais se reuniram nessa segunda para discutir ações de ‘enfrentamento’ ao Projeto de Lei Complementar (PLP) 257/16, que estende o prazo do pagamento da dívida dos municípios e estados com a União mediante uma série de alterações nos serviços públicos, como a saúde, educação e segurança.

O PLP 257/16 é um projeto anterior ao governo interino de Michel Temer (PMDB), mas que agora ganha força, além de ter sido ampliado. De acordo com o texto, que aumenta o prazo de renegociação da dívida, “a União poderá adotar, nos contratos de refinanciamento de dívidas celebrados com os Estados e o Distrito Federal, com base na Lei no 9.496, de 11 de setembro de 1997, e nos contratos de abertura de crédito firmados com os Estados ao amparo da Medida Provisória no 2.192-70, de 24 de agosto de 2001, mediante celebração de termo aditivo, o prazo adicional de até 240 meses para o pagamento das dívidas refinanciadas”.

O ponto que entra em conflito com a categoria e com a população, no entanto, se refere a exigência da União para extensão do prazo. O texto coloca como prerrogativa que não se conceda “vantagem, aumento, reajustes ou adequação de remunerações a qualquer título, ressalvadas as decorrentes de atos derivados de sentença judicial”. Também limita o “crescimento de despesas”, com exceção das transferências aos Municípios e do Pasep, além de barrar contratações de profissionais ou concursos pelos entes federados a partir da assinatura de aditivo do prazo de pagamento.

As entidades devem elaborar uma Carta Aberta à sociedade explicando o posicionamento contrário a lei, além de pressionar deputados e senadores de Mato Grosso do Sul.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
tempo

Dia das Mães deve ser ensolarado, mas com chance de chuvas em MS

Presentes!

Operário supera Creespom-DF e avança para a segunda fase do Brasileiro Feminino A3

Confronto em Itaporã termina em morte após denúncia de violência doméstica

Notícias mais lidas agora

Retomada há 2 anos, obra de radioterapia do HRMS avança a passos lentos e chega a 70%

‘Sempre foi minha maior inimiga’: o que comemorar quando você cresce com uma mãe narcisista?

onça atacou gato

Suposto ataque de onça em Aquidauana deixa moradores em alerta: ‘a vizinha jura que viu’

Flamengo mantém tabu e derruba Bahia no Maracanã com gol solitário de Arrascaeta

Últimas Notícias

Cotidiano

Precisa de médico? Confira a escala de plantão nas Upas e CRSs de Campo Grande

A equipe da escala médica realizará os atendimentos por ordem de chegada, mas dará prioridade conforme a classificação de risco dos pacientes

Polícia

Homem é socorrido em estado grave após ser baleado pelo atual da ex-esposa em Dourados

Homem foi até a casa da ex-companheira e se envolveu em uma briga

Economia

EXPOAGRO 2025: Palestra sobre Recuperação Judicial no Agronegócio. Riscos, Benefícios e Oportunidades para o Produtor Rural.

No próximo dia 13 de maio, às 15h, o advogado Lucas Capilé Pinotti, especialista em Direito do Agronegócio e sócio do escritório Lucas Capilé Advogados, ministrará uma palestra sobre Recuperação Judicial (RJ) no 8º Ciclo de Palestras “Direito e Agronegócio”, promovido pelo Sindicato Rural de Dourados em parceria com a Ordem dos Advogados do Brasil … Continued

Polícia

No Dia das Mães, mulher morre e deixa um filho após carro bater em capivara na BR-163 em MS

Vítima era mãe de um menino; casal saiu de Sorriso (MT) e seguia em direção ao Estado do Paraná