Pular para o conteúdo
Política

Vereadores discutem cemitérios públicos e serviços funerários nesta quarta-feira

Os serviços funerários e a situação dos cemitérios públicos municipais serão debatidos em audiência pública nesta quarta-feira (16), na Câmara Municipal. Uma das questões que serão discutidas na reunião é a capacidade dos cemitérios públicos que operam em seu limite de capacidade. Convocada pelo vereador Eduardo Romero (PTdoB), que preside a Comissão de Meio Ambiente, […]
Arquivo -

Os serviços funerários e a situação dos cemitérios públicos municipais serão debatidos em audiência pública nesta quarta-feira (16), na Câmara Municipal. Uma das questões que serão discutidas na reunião é a capacidade dos cemitérios públicos que operam em seu limite de capacidade.

Convocada pelo vereador Eduardo Romero (PTdoB), que preside a Comissão de Meio Ambiente, a audiência deve reunir parlamentares, Poder Executivo e comunidade interessada.

Uma das alternativas para resolver o problema do funcionamento além da capacidade dos cemitérios está na construção de um crematório público. A lei, de caráter autorizativo, é de autoria de Romero e depende da iniciativa do Executivo municipal.

Segundo a proposição do vereador Eduardo Romero, além da questão da capacidade quase zero dos cemitérios existentes, questões de saúde pública e meio ambiente também precisam ser ponderadas, já que com o sepultamento em covas o solo é contaminado com o necrochorume (líquido produzido pela decomposição dos cadáveres nos cemitérios), que posteriormente pode trazer problemas para a saúde humana como contaminação dos lençóis freáticos, por exemplo.

Em fevereiro deste ano, foi publicada em Diário Oficial a concessão do serviço pelo período de 12 meses, a encargo da empresa privada Crematório LTDA. A publicação esclareceu que a instalação recebeu licença ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (Semadur) para funcionar na Avenida Tamandaré, no loteamento Monte Alto.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Presentes!

Operário supera Creespom-DF e avança para a segunda fase do Brasileiro Feminino A3

Confronto em Itaporã termina em morte após denúncia de violência doméstica

Flamengo mantém tabu e derruba Bahia no Maracanã com gol solitário de Arrascaeta

Notícias mais lidas agora

Retomada há 2 anos, obra de radioterapia do HRMS avança a passos lentos e chega a 70%

‘Sempre foi minha maior inimiga’: o que comemorar quando você cresce com uma mãe narcisista?

onça atacou gato

Suposto ataque de onça em Aquidauana deixa moradores em alerta: ‘a vizinha jura que viu’

Corpo de arquiteto desaparecido após show da Lady Gaga é encontrado

Últimas Notícias

Polícia

Homem é socorrido em estado grave após ser baleado pelo atual da ex-esposa em Dourados

Homem foi até a casa da ex-companheira e se envolveu em uma briga

Economia

EXPOAGRO 2025: Palestra sobre Recuperação Judicial no Agronegócio. Riscos, Benefícios e Oportunidades para o Produtor Rural.

No próximo dia 13 de maio, às 15h, o advogado Lucas Capilé Pinotti, especialista em Direito do Agronegócio e sócio do escritório Lucas Capilé Advogados, ministrará uma palestra sobre Recuperação Judicial (RJ) no 8º Ciclo de Palestras “Direito e Agronegócio”, promovido pelo Sindicato Rural de Dourados em parceria com a Ordem dos Advogados do Brasil … Continued

Polícia

No Dia das Mães, mulher morre e deixa um filho após carro bater em capivara na BR-163 em MS

Vítima era mãe de um menino; casal saiu de Sorriso (MT) e seguia em direção ao Estado do Paraná

Cotidiano

Dia das Mães deve ser ensolarado, mas com chance de chuvas em MS

Em Campo Grande, a temperatura deve variar entre 18ºC e 27ºC ao longo do dia