O MPRJ (Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro) deflagrou, nesta terça-feira (22), uma operação que prendeu 11 integrantes de uma ligada à facção criminosa que sequestrava caminhoneiros para usar os veículos no tráfico de drogas.

Os caminhoneiros eram sequestrados em Maricá, atraídos com contratos de falso frete. A quadrilha roubava os caminhões e as vítimas eram mantidas em cárcere por vários dias. Após os roubos, motoristas contratados pela facção tomavam a direção dos caminhões e se dirigiam ao Mato Grosso do Sul, para carregá-los com grande quantidade de entorpecentes e abastecer comunidades dominadas pelo Comando Vermelho, a partir do Complexo do Salgueiro, em São Gonçalo.

A organização era dividida em núcleos: a chefia, que planeja os crimes e atrai as vítimas, é integrada pelo traficante Marcos Vinícius Dias Laurindo, vulgo “Lobo Mau”, chefe do tráfico na comunidade do Mutirão, e pelo seu braço-direito, Wesley Gomes Toledo, vulgo “Pitbull”; depois vinha o núcleo operacional, que atuava na via pública, abordando e roubando as vítimas, e responsável pela vigilância do cárcere das mesmas; e por último o núcleo dos caminhoneiros, responsável por dirigir os caminhões subtraídos até a fronteira com o para a busca de entorpecentes.

As vítimas ficavam em cárcere por dias, privadas de água e alimentos, sendo obrigadas a atender telefonemas para evitar que os caminhões fossem apreendidos em rodovias. Para tanto, a organização conta com advogados e despachantes, inclusive em outros estados, para a intermediação e negociação da liberação desses veículos, em caso de retenção pelas autoridades fiscalizadoras.

A operação foi realizada em parceria com a Polícia Civil e conta com o apoio da Coordenadoria de Segurança e Inteligência do Rio de Janeiro.