Pular para o conteúdo
Opinião

NEM LULA NEM BOLSONARO

Aristóteles Drummond
Arquivo -
Aristóteles Drummond
Aristóteles Drummond

O , como sociedade democrática, está doente. O radicalismo e as políticas do ódio, da calúnia e da difamação agravam as dificuldades na economia, na política e no social.

 

Privilegiados, detentores de mandatos, funcionários públicos em geral, sindicalistas bem-remunerados, alguns aproveitadores no setor privado estimulam este quadro deplorável pelo baixo nível comportamental e moral.

 

A grande farsa é que a sucessão presidencial será decidida entre o atual presidente Bolsonaro e o ex-presidente Lula, sabidamente envolvido em casos de corrupção, enriquecimento pessoal e familiar, irresponsabilidade em financiamentos oficiais concedidos a países sem tradição de bons pagadores, intimidades comprometedoras com empresários aproveitadores. A crise que vivemos é herança dos anos PT.  

 

O providencial afastamento da presidente Dilma permitiu que o seu sucessor, Michel Temer, colocasse algumas coisas em ordem, apesar de ele mesmo ter insistido em ligações com parceiros tóxicos, que integraram seu governo, sendo que alguns já com passagem pela cadeia. Jair Bolsonaro foi a opção ao PT, abraçada pelos brasileiros que queriam dar um basta às práticas políticas que fizeram pobre um país rico, não apenas em recursos naturais, mas com uma elite empresarial e acadêmica de excelente nível. Temos quadros técnicos para progredirmos com segurança.

 

No entanto, inseguro e tosco, Bolsonaro não teve a humildade de apenas coordenar a excelente equipe que formou e orientou, embora com alguns personagens equivocados, como o provinciano juiz Sergio Moro, que, dominado pela vaidade, abandonou uma bonita carreira de 22 anos no Judiciário, pelos seus minutos de glória. O governo, no geral, é bom, mas o presidente, com o seu comportamento caricato, agressivo, arrogante, vem colocando tudo a perder. Apesar de tantos mandatos no Congresso, não percebeu que política se faz com diálogo e negociação, e não com agressões. Carlos Lacerda foi o mais agressivo de nossos políticos, mas também o mais notável entre todos pela capacidade intelectual e de agregar pessoas de nossa melhor elite em seu tempo. Os mais chegados ao presidente e seus íntimos são de um nível constrangedor. E a insegurança torna estéril seus contatos de melhor nível. A viagem a dispensa comentários. Faz lembrar Odorico Paraguaçu.

 

Essa CPI do Senado demonstrou a negligência e o negativismo do governo, com irresponsabilidade no quadro grave em que vivemos com a pandemia. Mas dominada por ódios, com seus exageros, vai colocar a perder a apuração das responsabilidades do governo na dimensão da calamidade. Especula sobre tentativa de corrupção não consumada, por mero capricho político. E tem membros cercados de suspeições e especulações sérias.

 

O Brasil é maior do que esse quadro, a sociedade está mobilizada para defender os princípios que a levaram à espetacular vitória de 2018. Encontrará um nome em torno do qual vai procurar achar a paz, com ordem e progresso. E com o equilíbrio e o bom senso que o momento exige.

 

Vai ter terceira via mesmo. E não deve ser os que até agora andam se apresentando como tal. O nome será convocado. Quem viver verá!

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
Meeting Paralímpico

Meeting Paralímpico reúne mais de 170 atletas e estreia nova modalidade em Campo Grande

Geraldo e Marcio dividiram o palco em Dourados (Fotos Marcos Morandi, Midiamax)

Dourados vive noite nostálgica com show poético de Geraldo Espíndola e Marcio de Camillo

Dia das Mães: confira 5 receitas quentinhas para surpreender a família

A pedido de Soraya Thronicke, CPI das Bets ouve Virginia Fonseca na terça-feira

Notícias mais lidas agora

Retomada há 2 anos, obra de radioterapia do HRMS avança a passos lentos e chega a 70%

‘Sempre foi minha maior inimiga’: o que comemorar quando você cresce com uma mãe narcisista?

onça atacou gato

Suposto ataque de onça em Aquidauana deixa moradores em alerta: ‘a vizinha jura que viu’

Com drive-thru, dia ‘D’ de vacinação disponibiliza 15 mil doses contra Influenza na Capital

Últimas Notícias

Cotidiano

Mudanças no tempo podem agravar doenças respiratórias; saiba como se proteger

Em Mato Grosso do Sul, foram registrados 2.708 casos e 203 mortes por SRAG (Síndrome Respiratória Aguda Grave)

Economia

Presidente do Sindicato Rural, Gino Ferreira defende segurança jurídica no campo na abertura da Expoagro

Gino enfatizou que o produtor rural precisa de estabilidade para continuar gerando riqueza e desenvolvimento ao Brasil

Famosos

Ex-funkeiro, Jottapê paga multa milionária para entrar no gospel: ‘Muito difícil’

Após se converter, Jottapê precisou pagar uma multa milionária para deixar o funk e entrar no gospel; saiba detalhes do valor

Cotidiano

Na abertura da 59ª Expoagro, Riedel celebra retomada do agro com safra promissora

Riedel destacou ainda a mobilização institucional que garante a força da Expoagro