Pular para o conteúdo
MidiaMAIS

‘Faxineiro’ da natureza e vítima de crendices, urubu tem um dia de conscientização só para ele

Quem aí nunca ouviu dizer que “onde tem urubu é prenúncio de morte” ou então que, se o animal está por perto ou pousa no telhado de uma casa, algo ruim vai acontecer. O que não passa de crendice, infelizmente, faz muita gente acreditar e colocar a ave em uma lista de animais indesejáveis. “Faxineiro” … Continued
Graziela Rezende -
Urubu-preto (Madu Livramento, Midiamax)

Quem aí nunca ouviu dizer que “onde tem urubu é prenúncio de morte” ou então que, se o animal está por perto ou pousa no telhado de uma casa, algo ruim vai acontecer. O que não passa de crendice, infelizmente, faz muita gente acreditar e colocar a ave em uma lista de animais indesejáveis. “Faxineiro” da natureza, o urubu tem importância extrema na natureza e um dia internacional e de conscientização só para ele, celebrado nesta segunda-feira (4).

“Muito bom ter uma data mostrando a importância deste grupo de aves no meio ambiente. Pelo fato da alimentação dele ser ingestão de carnes em decomposição, de carcaças, e a despeito de ter este tipo de abordagens, de crendices populares, são fatos que só contribuem para deixá-los em uma lista de animais indesejáveis”, afirmou o biólogo e professor, doutor em ecologia e conservação, Milton Longo.

Segundo o professor, os urubus são como faxineiros e mantêm a limpeza no meio ambiente, pelo fato de comerem carcaças e evitarem a propagação de doenças. “Eles possuem um baita olfato e conseguem identificar a carcaça até no meio da mata, então, é muito legal isso. É um animal que ocorre na América, na nossa região. A gente tem cinco espécies, com destaque para os urubus-de-cabeça-preta, que são os mais abundantes e que também representam maior risco para a aviação, de choques”, argumentou.

Milton também ressalta a beleza do urubu-rei. “É lindo, tem plumagem muito bonita e grande e chega a medir quase um metro, com envergadura de quase 1,5 metro. É um grupo de aves que tem este papel muito importante, mantendo a sanidade ambiental e as áreas limpas, contribuindo com a eliminação de carcaças dado ao seu hábito alimentar, então, é muito importante mesmo ter um dia para chamar a atenção da importância dos urubus para o nosso ecossistema, nossos biomas”, disse.

Dia Internacional de Conscientização dos Urubus

Urubu-preto (Madu Livramento, Midiamax)

O Dia Internacional da Conscientização dos Urubus é uma data fundamental para reconhecer a importância destas aves em nosso ecossistema, já que são mal compreendidas e estigmatizadas. Precisamos ter conhecimento de seus valores na natureza e promover a conservação desses animais incríveis, podendo, assim, contribuir para a proteção e a preservação do nosso planeta.

Segundo a Semadesc (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), os urubus têm a capacidade de consumir restos orgânicos e manter o nosso ambiente saudável, eliminando até 95% das carcaças e ossos dos animais mortos.

Assim, ajudam a prevenir a disseminação de doenças e a multiplicação de microrganismos que podem, até mesmo, contaminar a terra e os lençóis freáticos. Para se ter uma ideia, em áreas onde não existem urubus, as carcaças levam até três ou quatro vezes mais tempo para se decompor. 

Devido à evolução e a toda mudança que ocorre a cada dia, a presença dessas aves é cada vez maior por conta do amplo crescimento urbano, sendo menos observadas em áreas florestadas.

Desta forma, o urubu consegue comer em decomposição, sem ter problemas de mal-estar devido ao fato de seu estômago secretar um suco gástrico que neutraliza as bactérias e toxinas presentes na carne putrificada, além dos poderosos anticorpos de seu sistema imunológico.

Infelizmente, eles podem ser afetados por algumas substâncias absorvidas, que se destacam como produtos de uso veterinário, o chumbo oriundo de arma de fogo ou substâncias que são utilizadas na agropecuária para intoxicação proposital. 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
Funsat

Semana começa com mais de mil vagas ofertadas pela Funsat em Campo Grande

Sertanejo Marrone cai do palco e show é encerrado em Goiânia

Ao som de ‘Evidências’, Brasil conquista primeiro ouro em conjunto na Copa do Mundo de ginástica rítmica

ucrania Zelensky

Zelensky acolhe proposta de diálogo da Rússia, mas pede cessar-fogo imediato

Notícias mais lidas agora

Entre tantas, alienação parental é mais um tipo de violência contra mães

‘Sempre foi minha maior inimiga’: o que comemorar quando você cresce com uma mãe narcisista?

palmeiras campeonatos

Onde assistir: Rodada de futebol tem Palmeiras contra São Paulo e campeonatos internacionais

Pode isso? Cinco hábitos que você faz no trânsito e não sabe que geram multa

Últimas Notícias

Transparência

Denúncia aponta veículos da prefeitura parados em oficina para superfaturar peças em MS

Prefeitura de Aquidauana tem dez dias para enviar notas fiscais do conserto de dois veículos

Transparência

Para ampliar imunização contra a gripe, Brasilândia licita compra de vacinas

Prefeitura de Brasilândia vai comprar 2.000 doses de vacinas contra a gripe com foco na proteção às 4 principais cepas em circulação

MidiaMAIS

Longe do ideal, passar o Dia das Mães no hospital é desafio de quem luta para ver filhos bem

Com filho internado na UTI, Rafaela visitará o filho no Dia das Mães na Santa Casa

Cotidiano

Golpe de Dia das Mães? Criminosos trocam contato de Floriculturas de Campo Grande na página do Google

Flores é um dos presentes mais comuns no Dia das Mães