Pular para o conteúdo
MidiaMAIS

‘Faxineiro’ da natureza e vítima de crendices, urubu tem um dia de conscientização só para ele

Quem aí nunca ouviu dizer que “onde tem urubu é prenúncio de morte” ou então que, se o animal está por perto ou pousa no telhado de uma casa, algo ruim vai acontecer. O que não passa de crendice, infelizmente, faz muita gente acreditar e colocar a ave em uma lista de animais indesejáveis. “Faxineiro” … Continued
Graziela Rezende -
Urubu-preto (Madu Livramento, Midiamax)

Quem aí nunca ouviu dizer que “onde tem urubu é prenúncio de morte” ou então que, se o animal está por perto ou pousa no telhado de uma casa, algo ruim vai acontecer. O que não passa de crendice, infelizmente, faz muita gente acreditar e colocar a ave em uma lista de animais indesejáveis. “Faxineiro” da natureza, o urubu tem importância extrema na natureza e um dia internacional e de conscientização só para ele, celebrado nesta segunda-feira (4).

“Muito bom ter uma data mostrando a importância deste grupo de aves no meio ambiente. Pelo fato da alimentação dele ser ingestão de carnes em decomposição, de carcaças, e a despeito de ter este tipo de abordagens, de crendices populares, são fatos que só contribuem para deixá-los em uma lista de animais indesejáveis”, afirmou o biólogo e professor, doutor em ecologia e conservação, Milton Longo.

Segundo o professor, os urubus são como faxineiros e mantêm a limpeza no meio ambiente, pelo fato de comerem carcaças e evitarem a propagação de doenças. “Eles possuem um baita olfato e conseguem identificar a carcaça até no meio da mata, então, é muito legal isso. É um animal que ocorre na América, na nossa região. A gente tem cinco espécies, com destaque para os urubus-de-cabeça-preta, que são os mais abundantes e que também representam maior risco para a aviação, de choques”, argumentou.

Milton também ressalta a beleza do urubu-rei. “É lindo, tem plumagem muito bonita e grande e chega a medir quase um metro, com envergadura de quase 1,5 metro. É um grupo de aves que tem este papel muito importante, mantendo a sanidade ambiental e as áreas limpas, contribuindo com a eliminação de carcaças dado ao seu hábito alimentar, então, é muito importante mesmo ter um dia para chamar a atenção da importância dos urubus para o nosso ecossistema, nossos biomas”, disse.

Dia Internacional de Conscientização dos Urubus

Urubu-preto (Madu Livramento, Midiamax)

O Dia Internacional da Conscientização dos Urubus é uma data fundamental para reconhecer a importância destas aves em nosso ecossistema, já que são mal compreendidas e estigmatizadas. Precisamos ter conhecimento de seus valores na natureza e promover a conservação desses animais incríveis, podendo, assim, contribuir para a proteção e a preservação do nosso planeta.

Segundo a Semadesc (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), os urubus têm a capacidade de consumir restos orgânicos e manter o nosso ambiente saudável, eliminando até 95% das carcaças e ossos dos animais mortos.

Assim, ajudam a prevenir a disseminação de doenças e a multiplicação de microrganismos que podem, até mesmo, contaminar a terra e os lençóis freáticos. Para se ter uma ideia, em áreas onde não existem urubus, as carcaças levam até três ou quatro vezes mais tempo para se decompor. 

Devido à evolução e a toda mudança que ocorre a cada dia, a presença dessas aves é cada vez maior por conta do amplo crescimento urbano, sendo menos observadas em áreas florestadas.

Desta forma, o urubu consegue comer em decomposição, sem ter problemas de mal-estar devido ao fato de seu estômago secretar um suco gástrico que neutraliza as bactérias e toxinas presentes na carne putrificada, além dos poderosos anticorpos de seu sistema imunológico.

Infelizmente, eles podem ser afetados por algumas substâncias absorvidas, que se destacam como produtos de uso veterinário, o chumbo oriundo de arma de fogo ou substâncias que são utilizadas na agropecuária para intoxicação proposital. 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Executado com 30 tiros no Paraguai estava foragido do Brasil

Polícia encontra fragmentos de ossos no endereço do ex-namorado da estudante desaparecida em SP

Receita Federal apreende 30 toneladas de ‘muamba’ avaliada em R$ 5 milhões na BR-262

Dólar avança com temor de ofensiva de Trump após ação de STF contra Bolsonaro

Notícias mais lidas agora

JBS poderá pagar multa sobre valor milionário se recusar conciliação com moradores

nelsinho governo lula

VÍDEO: ‘Lei de Reciprocidade só em último caso’, diz representante do Senado em negociação com Trump

bolsonaro

‘Não tenho menor dúvida que seja perseguição’: o que disse Bolsonaro após colocar tornozeleira

INSS: mais de meio milhão aderiram ao plano de ressarcimento do Governo Federal

Últimas Notícias

Trânsito

VÍDEO: Idosa foi atropelada ao tentar atravessar a avenida Duque de Caxias

Devido à gravidade dos ferimentos, a idosa estava inconsciente e apresentava sangramento pela boca

Polícia

Nove toneladas de maconha que saíram do MS são apreendidas no Paraná

O caminhão foi carregado de droga em Ponta Porã e tinha como destino a cidade de Chapecó, em Santa Catarina

Política

‘Minha total solidariedade’: Tereza Cristina lamenta medidas cautelares a Bolsonaro

Além de usar tornozeleira eletrônica, o ex-presidente ficará sem acesso às redes sociais, conforme determinação do STF

Trânsito

Idosa é socorrida em estado gravíssimo após ser atropelada na avenida Duque de Caxias

O acidente ocorreu no final da tarde desta sexta-feira