Estrela do remake, a sucuri de Pantanal que leva o nome de Bonita tem tirado o fôlego dos telespectadores que acompanham o folhetim da TV . A da versão original tinha o nome de Rafaela. Envolvida em escândalos, a serpente viveu até os 38 anos e faleceu após uma carreira marcada por polêmicas.

Bonita, a sucuri da Globo, ainda não construiu uma trajetória de atriz como Rafaela, mas tem tudo para trilhar um belo caminho. Majestosa, ela foi a sensação dos atores quando as cenas foram gravadas em Mato Grosso do Sul, em 2021.

Bonita em cena na novela “Pantanal” (TV Globo/2022)

No capítulo de “Pantanal” desta terça-feira (5), Bonita fez sua aparição mais importante, até agora, no folhetim. A rainha pantaneira, responsável por ser a versão animal do Velho do Rio (Osmar Prado) teve um embate com Maria Marruá (Juliana Paes).

Para despertar o sentimento de mãe em Maria, o personagem de Osmar Prado se transformou na cobra e partiu para cima da recém-nascida Juma, que havia sido abandonada em uma canoa no meio do rio. Ao ver a sucuri se aproximando da bebê, Maria Marruá desistiu de rejeitá-la e foi correndo impedir que a cobra chegasse perto. Para tanto, a personagem virou uma , literalmente.

Maria virou onça para salvar Juma de sucuri – (Fotos: TV Globo/Reprodução)

Sucuri de Pantanal (2022)

Assim, o remake mostrou um embate épico entre as atrizes do reino animal Matí (onça na qual Maria Marruá se transforma) e Bonita. O MidiaMAIS já falou de Matí, de Rafaela e agora é a vez da cobra sensação do momento.

Bonita vive no Centro Amazônico de Herpetologia, no Pará, e viajou mais de 3 mil quilômetros para atuar no folhetim. Em entrevista ao Gshow, a bióloga Ellen Eguchi revelou que a serpente é condicionada ao toque. Ela tem 10 anos, pesa 30 quilos e recebeu tratamento de artista em Mato Grosso do Sul.

“Os atores que nunca tinham interagido com animal dessa magnitude, principalmente, a sucuri, ficaram meio receosos. Mas a sucuri que é um animal que está acostumado com o toque e vive sob cuidados humanos há 10 anos, costumava deixar os atores desconfortáveis, a equipe técnica com medo. Nosso trabalho era justamente deixar os animais tranquilos para que eles conseguissem interagir de maneira natural com o indivíduo e fazer com que as cenas ficassem mais perfeitas possíveis, não deixando com que o medo do animal atrapalhasse”, revelou Ellen ao Gshow.

Em MS, Bonita ficava em um ambiente mais fresco que os atores, com ar-condicionado até a hora das gravações. “Nem os atores receberam um tratamento daquela forma”, disse Sandra Annenberg, apresentadora do Globo Repórter.

Cheia de regalias, ela entrou em “Pantanal” para fazer história.

Rafaela

A jovem Bonita ainda está no início da carreira de atriz, mas Rafaela, a sucuri da versão original, teve uma vida repleta de escândalos.

Além de atuar em “Pantanal” sendo a cobra em que o Velho do Rio (Cláudio Marzo) se transformava em 1990, a sucuri atriz era eclética e brilhou na televisão brasileira participando de novelas e minisséries como “Mad Maria” (Globo) e vários outros programas, como “Balanço Geral”, da Record TV, e o extinto “Caldeirão do Huck”, da TV Globo.

Carreira da atriz foi repleta de polêmicas que a eternizaram como uma verdadeira celebridade
Carreira da atriz foi repleta de polêmicas que a eternizaram como uma verdadeira celebridade – (Foto: Divulgação/Vital Brazil)

Rafaela morreu de causas naturais no dia 1º de julho de 2009. Estima-se que a cobra faleceu aos 38 anos, mas ela jamais revelou qual era sua verdadeira idade.

O auge da carreira da atriz foi em 2002, quando revolucionou a biologia por ter dado à luz sem ter cruzado. O fenômeno foi um verdadeiro escândalo na época, já que, diferente de outras espécies, as sucuris não botam ovos. Seus filhotes se desenvolvem dentro do corpo da mãe, de onde saem prontos para a vida. De acordo com a biologia, uma só sucuri consegue parir entre 20 e 100 filhotes por vez.

Os filhotes nascem na água, mas não existe cuidado parental: ou seja, as mães não cuidam de seus filhos. Dependendo da espécie de sucuri, a gestação pode durar seis meses. O que não se sabia, naquela época, é que essa espécie era capaz de se reproduzir sozinha e “engravidar de si mesma”, fato que só foi descoberto tempos depois e Rafaela teve enorme contribuição para isso.

A cobra também teve seu nome envolvido em outro escândalo. Num momento de grande êxtase e impulso, a atriz acabou assassinando uma colega de jaula depois de um forte abraço na “amiga”. Conforme o G1, segundo biólogos, a celebridade teria matado a parceira porque estava querendo se aquecer.