Pular para o conteúdo
Geral

Obsessão pela beleza alimenta o mercado de cirurgias no Irã

Por causa do desejo de conseguir um marido, características ocidentais ou até mesmo clientes, as mulheres iranianas colocaram seu país no topo da lista das nações que mais fazem cirurgias no nariz, segundo o jornal The Guardian. As iranianas – muitas delas muito jovens, de apenas 16 anos – estão fazendo cirurgias plásticas na esperança […]
Arquivo -

Por causa do desejo de conseguir um marido, características ocidentais ou até mesmo clientes, as mulheres iranianas colocaram seu país no topo da lista das nações que mais fazem cirurgias no nariz, segundo o jornal The Guardian.

As iranianas – muitas delas muito jovens, de apenas 16 anos – estão fazendo cirurgias plásticas na esperança de ficar com os rostos semalhantes aos das atrizes de Hollywood. De acordo com um relatório divulgado em 2013 pelo jornal conservador Etemad, cerca de 200 mil iranianos – a maioria mulheres – se submetem a cirurgias pláticas todos os anos para diminuir o tamanho de seus narizes ou deixá-los mais empinados.

Para muitos, a cirurgia é uma reação às restritivas regras do hijab – o conjunto de vestimentas preconizado pela doutrina islâmica- . “Não é permitido que mostremos nossa beleza, mas é da natureza humana querer chamar atenção com um cabelo ou uma pele bonita, então temos que satisfazer esses instintos ao exibir “arte” em nossas faces”, conta uma iraniana.

Outras mulheres veem a cirurgia apenas como uma maneira de tirar vantagem da modernidade. “A ciência e a tecnologia progrediram, e as pessoas podem ficar mais bonitas. Então por que não deveríamos?”, se pergunta outra iraniana.

Marjan é proprietária de uma loja de roupas e, no auge de seus 33 anos, já fez duas cirurgias plásticas, uma no nariz e outra nas pálpebras e sobrancelhas. Segundo ela, as meninas mais jovens veem na cirurgia uma oportunidade de conseguir um marido com boas condições financeiras e ter uma vida social agitada com uma boa dose de autoestima.

“Eu sempre sentia que estava faltando alguma coisa, e eu realmente odiava minhas expressões quando eu sorria ou gargalhava, então sempre me sentia muito desconfortável ao lidar com as pessoas, mas shoje eu me sinto muito melhor, conta.

Mohammad, que trabalha como em uma loja de acessórios e maquiagem no centro comercial de Teerã, passou pelo procedimento em 2012. Além de melhorar a aparênca, ele queria ficar mais atraente para os clientes. “Eu lido com centenas de mulheres da alta sociedade todos os dias, então eu tenho que ser estiloso e estar sempre ”, explica.

Contudo, de acordo com uma pesquisa realizada por um grupo do Centro de Estudos Estratégicos Arya, em Teerã, cerca de 30% dos pacientes não ficam contentes com o resultado.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Cruzeiro vence Sport por 4 a 0 em plena Ilha do Retiro em Recife

Trump pretende aceitar Boeing de luxo do Catar como nova aeronave presidencial, diz imprensa

De analista de marketing a fisioterapeuta, Funtrab oferta mais de 3 mil vagas de trabalho em MS

campo grande UPA

Foragido da polícia, homem tenta se passar pelo irmão e acaba preso na UPA Coronel Antonino

Notícias mais lidas agora

Entre tantas, alienação parental é mais um tipo de violência contra mães

Com superlotação e sem insumos, Santa Casa suspende atendimento em Campo Grande

Mãe que faleceu em acidente na BR-163 comemorou viagem dias antes: “aproveitar um pouco”

Prefeitura de Sidrolândia abriu credenciamento de empresas para ações em áreas públicas. (Jornal Midiamax, Arquivo)

Sidrolândia gastará R$ 2,7 milhões com reparos e manutenção de áreas públicas

Últimas Notícias

Sem Categoria

Organização do Campeonato de fisiculturismo divulga nota de pesar de Wanderson Moreira

Fisiculturista do Mato Grosso morreu durante competição em Campo Grande neste sábado (10)

Esportes

Palmeiras marca no finalzinho, vence rival São Paulo e continua na liderança do Brasileirão

Vítor Roque voltou a balançar as redes e 'alvi-verde' venceu o clássico

Polícia

VÍDEO: Policial do Bope salva rapaz de cair de pontilhão em Campo Grande

Imagens chamaram atenção de quem passava pela Avenida Ceará

Mundo

Pressionado por Trump, presidente da Ucrânia aceita reunião com líderes russos

Negociação para por fim à guerra pode acontecer três anos após último encontro