Pular para o conteúdo
Geral

Mercadante já despacha informalmente na Casa Civil

O ministro da Educação, Aloísio Mercadante, despachou informalmente no gabinete da Casa Civil, no Palácio do Planalto, nesta segunda-feira, conforme publicou o jornal O Estado de S. Paulo. A mudança faz parte da reforma ministerial iniciada pela presidente Dilma Rousseff, que começa a desenhar a sua equipe para o último ano do governo. Além da […]
Arquivo -

O ministro da Educação, Aloísio Mercadante, despachou informalmente no gabinete da Casa Civil, no Palácio do Planalto, nesta segunda-feira, conforme publicou o jornal O Estado de S. Paulo. A mudança faz parte da reforma ministerial iniciada pela presidente Dilma Rousseff, que começa a desenhar a sua equipe para o último ano do governo. Além da mudança de Mercadante para a Casa Civil, o empresário Josué Gomes da Silva (PMDB) deverá assumir o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.

O despacho informal de Mercadante teria ocorrido pelo fato de a titular da pasta, ministra Gleisi Hoffmann, estar de férias. Gleisi deixará o cargo para disputar o governo do Paraná e, na vaga de Mercadante, entrará o atual secretário executivo do Ministério da Educação, José Henrique Paim.

Após o trabalho na Casa Civil, Mercadante foi ao Palácio da Alvorada para uma reunião com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma.

Ontem, porém, o porta-voz da Presidência da República, Thomas Traumann, classificou como especulação anúncios antecipados de mudanças na Esplanada dos Ministérios e disse que as confirmações referentes à reforma ministerial ficarão para o retorno da presidente Dilma Rousseff, que viajará para a Suíça e para Cuba entre esta semana e a semana que vem.

“Não houve nenhuma confirmação. Só especulação. Todas as confirmações serão feitas após o retorno da presidenta Dilma da Europa e Cuba”, afirmou Traumann. “Qualquer confirmação sobre ministros será feita apenas após o retorno da presidenta.”

Trocas de comando

Segundo a publicação, dez ministros devem deixar os cargos para concorrer às eleições. O atual secretário da Saúde de São Bernardo do Campo, Arthur Chioro (PT), deverá assumir o Ministério da Saúde. Chioro substituirá Alexandre Padilha, que deixará a pasta para concorrer ao governo de pelo PT. Já o Ministério do Desenvolvimento, dirigido por Fernando Pimentel (PT), que deixará a pasta para concorrer ao governo de Minas Gerais, será assumido por Josué Alencar, filho do vice-presidente José Alencar.

Ao PMDB, Dilma vai oferecer a Secretaria de Portos. O partido deverá perder o Ministério do Turismo, que deve ir para Benito Gama, presidente do PTB. A Integração fica com o novo aliado PROS, do governador do Ceará, Cid Gomes, e o Ministério da Ciência e Tecnologia, hoje com o PT, pode ir para o PSD do ex-prefeito Gilberto Kassab.

O ministro da Pesca, Marcelo Crivella (PRB), deve deixar a pasta para disputar o governo no Rio. Informações apontam que a presidente decidiu manter a Pesca com o PRB.

O anúncio das trocas na Esplanada, segundo o jornal, será em fevereiro.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Corpo de arquiteto desaparecido após show da Lady Gaga é encontrado

Após batida forte entre dois carros, Bombeiros ‘serram’ veículo para retirar vítima

Família procura por idoso que sofre da Doença de Alzheimer desaparecido neste sábado

Idoso perde R$ 1,2 mil ao cair em golpe de falso advogado com conta de WhatsApp clonada

Notícias mais lidas agora

Retomada há 2 anos, obra de radioterapia do HRMS avança a passos lentos e chega a 70%

‘Sempre foi minha maior inimiga’: o que comemorar quando você cresce com uma mãe narcisista?

onça atacou gato

Suposto ataque de onça em Aquidauana deixa moradores em alerta: ‘a vizinha jura que viu’

Polícia Militar prende dupla em flagrante após furto de motocicleta e iPhone

Últimas Notícias

Charge

Presentes!

Esportes

Operário supera Creespom-DF e avança para a segunda fase do Brasileiro Feminino A3

Com um gol salvador de Aíssa nos acréscimos da primeira etapa, o Galo fez história e avançou para a segunda fase pela primeira vem sua história

Polícia

Confronto em Itaporã termina em morte após denúncia de violência doméstica

Na residência foram apreendidas três armas de fogo que seriam de posse do homem que acabou morto

Esportes

Flamengo mantém tabu e derruba Bahia no Maracanã com gol solitário de Arrascaeta

Flamengo reassumiu de forma provisória a liderança do Campeonato Brasileiro, mas pode ser ultrapassado pelo Palmeiras no domingo