Pular para o conteúdo
Geral

Instituições sociais recebem fraldas de campanha feita pela OAB/MS

Dez mil pacotes de fraldas arrecadados na campanha da Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Mato Grosso do Sul (OAB/MS), foram entregues ontem (16) ao Presídio Feminino, Lar das Crianças com HIV (Afrangel) e Projeto Padrinho do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul. “O sucesso da campanha mostra […]
Arquivo -

Dez mil pacotes de fraldas arrecadados na campanha da Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do , Seccional Mato Grosso do Sul (OAB/MS), foram entregues ontem (16) ao Presídio Feminino, Lar das Crianças com HIV (Afrangel) e Projeto Padrinho do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul.

“O sucesso da campanha mostra que a Ordem cumpriu sua missão, que além de defender o advogado, tem o compromisso com a sociedade, o bem comum e a dignidade à pessoa humana”, disse o presidente da OAB/MS, Júlio Cesar Souza Rodrigues.

De acordo com a advogada Stela Marisco, membro da Comissão, a ideia da campanha surgiu após a visita ao Presídio Feminino, em que foi constatada a insuficiência de fraldas para os filhos das internas. “Não podemos só esperar respostas do Estado, se cada um fizer sua parte, colhemos bons frutos. Mais do que ser advogada, tenho a missão e gratidão de poder ajudar ao próximo”, comentou Stela. Segundo ela, é fundamental que as ações continuem e não sejam só paliativas. “Precisamos dar prosseguimento aos trabalhos”, acrescentou.

Uma das soluções para essa continuidade é a doação da Ordem, por intermédio da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, de duas máquinas de fabricação de fraldas pediátricas, geriátricas e absorventes íntimos para a Penitenciária Feminina de . “Além de suprir a demanda interna, a fabricação dessas fraldas com as máquinas, vai proporcionar uma atividade para as detentas e futuramente podemos até ajudar instituições da Capital”, explicou a diretora do Estabelecimento Penal Feminino “Irmã Irma Zorzi”, Mari Jane Boleti Carrilho. O local hoje abriga 389 internas, dessas, cinco mães com recém-nascidos e sete gestantes.

A campanha contou com o apoio dos advogados de Campo Grande e de outras instituições que aderiram à causa. A Assembleia Legislativa doou 1300 fardos de fraldas e o Instituto Penal de Campo Grande (IPCG/MS) fez a doação de 93 pacotes. “Até os detentos ajudaram. As fraldas arrecadadas pelo IPCG foram doadas pelos internos custodiados no Instituto Penal”, conta o diretor-presidente da Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen), coronel Deusdete Oliveira.

De acordo com Deusdete, a capacitação das presas para o manuseio das máquinas doadas vai contar com convênios entre o Estado ou Município. “Vamos fechar convênios para o treinamento das internas. O trabalho e educação no presídio são fundamentais, principalmente para quando elas tiverem a liberdade de volta, e assim, poderão exercer o que aprenderam no mercado aqui fora”, pondera.

O advogado Joatan Loureiro afirma que a sociedade precisa desmistificar o papel dos Direitos Humanos, que segundo ele, também é “trabalhar em prol da liberdade de ir e vir, do desenvolvimento, do direito à saúde e da garantia à democracia”, destaca Joatan, que é presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB/MS.

A campanha também atenderá a Associação de Apoio à Criança com Câncer (AACC) e algumas famílias da Cidade de Deus, em Campo Grande. Participaram da entrega oficial das fraldas a diretora da Afrangel, Irmã Madalena, a assessora jurídica da Vara da Infância, Juventude e do Idoso, Maristela Landim e a representante da coordenadoria da Infância e Juventude do TJ/MS, Rosa Pires.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Após batida forte entre dois carros, Bombeiros ‘serram’ veículo para retirar vítima

Família procura por idoso que sofre da Doença de Alzheimer desaparecido neste sábado

Idoso perde R$ 1,2 mil ao cair em golpe de falso advogado com conta de WhatsApp clonada

Polícia Militar prende dupla em flagrante após furto de motocicleta e iPhone

Notícias mais lidas agora

Retomada há 2 anos, obra de radioterapia do HRMS avança a passos lentos e chega a 70%

‘Sempre foi minha maior inimiga’: o que comemorar quando você cresce com uma mãe narcisista?

onça atacou gato

Suposto ataque de onça em Aquidauana deixa moradores em alerta: ‘a vizinha jura que viu’

Corinthians joga mal e perde para o Mirassol em duelo com cavadinha errada de Memphis

Últimas Notícias

Esportes

Operário supera Creespom-DF e avança para a segunda fase do Brasileiro Feminino A3

Com um gol salvador de Aíssa nos acréscimos da primeira etapa, o Galo fez história e avançou para a segunda fase pela primeira vem sua história

Polícia

Confronto em Itaporã termina em morte após denúncia de violência doméstica

Na residência foram apreendidas três armas de fogo que seriam de posse do homem que acabou morto

Esportes

Flamengo mantém tabu e derruba Bahia no Maracanã com gol solitário de Arrascaeta

Flamengo reassumiu de forma provisória a liderança do Campeonato Brasileiro, mas pode ser ultrapassado pelo Palmeiras no domingo

Brasil

Corpo de arquiteto desaparecido após show da Lady Gaga é encontrado

Arquiteto Igor Sousa havia desaparecido na Praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, foi encontrado próximo às Ilhas Cagarras na manhã deste sábado (10)