Pular para o conteúdo
Geral

Greve dos professores de Dourados completa oito dias e segue sem negociação

Sem sucesso nas tratativas com a Prefeitura de Dourados, distante 225 quilômetros de Campo Grande (MS), professores da Reme (Rede municipal de educação) continuam em greve, que completa oito dias nesta quarta-feira (23). As aulas estavam marcadas para começar na última quinta-feira (17). Conforme a prefeitura, professores de algumas escolas não aderiram a paralisação e […]
Arquivo -

Sem sucesso nas tratativas com a Prefeitura de , distante 225 quilômetros de (MS), professores da Reme (Rede municipal de educação) continuam em greve, que completa oito dias nesta quarta-feira (23).

As aulas estavam marcadas para começar na última quinta-feira (17). Conforme a prefeitura, professores de algumas escolas não aderiram a paralisação e as aulas teriam seguido normalmente nas instituições.

De acordo com a presidente do Sindicato Municipal dos Trabalhadores em Educação, Gleice Jane Barbosa, a prefeitura não recebe os professores e nem sinalizam possibilidade de reunião com os grevistas. “Não querem conversar, pedimos reunião, na frente da prefeitura duas vezes, mas não tem dado resposta”, afirma.

Os professores pedem o cumprimento de acordo assinado em abril com a prefeitura, que discorria sobre a equiparação do piso salarial nacional, entre outros pontos. No acordo, o município se comprometia a implementar, até 2019, diretrizes do piso nacional de 20 horas semanais e regência salarial, com adicional de 20% no salário a partir de dezembro de 2014. “Já tinha sido assinado, só falta criar o projeto de lei”, pontua.

A presidente afirma que, sem o posicionamento da prefeitura, as atividades devem permanecer paralisadas. Das 45 escolas municipais, duas estão totalmente paralisadas, enquanto cinco atendem parcialmente e o restante não aderiu, de acordo com a prefeitura de Dourados.

Na sexta-feira (18), a prefeitura enviou nota informando que é ‘impossível’ cumprir de imediato a reivindicação dos professores. Segundo a nota, a prefeitura ofereceu um reajuste, cujo aumento resultaria no salário de R$ 3,13 mil para a jornada de 40 horas.

Pressionados

Para pressionar os professores paralisados a retomar as atividades, a secretária de educação, Marinisa Mizoguchi teria ameaçado os servidores, segundo o sindicato. “Ela estava dizendo que a greve era ilegal e que ia contratar professores no lugar dos grevistas”.

Ainda segundo Gleice, a secretaria de educação recuou, diante de denúncia feita no Ministério Público com relação a postura da servidora e enviou um documento. No ofício, a secretária afirma que houve falta de comunicação sobre o movimento grevista, informação que só chegou ao conhecimento da secretaria após a deflagração da greve.

A reportagem procurou a secretária de educação, por meio da assessoria de comunicação da Prefeitura de Dourados, que não atendeu a ligação. Em seguida, buscou-se contato direto com a Secretaria de Educação, via telefone. Os servidores informaram que qualquer solicitação deveria ser tratada diretamente com a assessoria, que, em mais uma tentativa, não atendeu a ligação.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
inss

Sete da bancada federal de MS assinaram CPMI do INSS; confira quais

Casa Branca EUA

Casa Branca: Trump não reduzirá unilateralmente tarifas e quer concessões da China

Novo papa assistiu ‘Conclave’ pouco antes de ser escolhido

Coronel Nunes é convocado pela Justiça para esclarecer assinatura em acordo da CBF

Notícias mais lidas agora

Disputa por R$ 10 milhões: área doada para megaindústria chinesa BBCA está abandonada

pantanal incêndio

Alvo de operação contra grilagem em MS já recebeu multa ‘pesada’ por incêndio no Pantanal

onça atacou gato

Foi onça ou não? Marcas de mordida indicam predador de gato atacado em cidade de MS

Dia D: Capital terá plantão de vacinação contra a gripe neste fim de semana; confira os locais

Últimas Notícias

Polícia

Com a presença do réu, amigos e familiares de Vanessa Ricarte devem ser ouvidos durante audiência na Capital

Acontece nesta sexta-feira a segunda audiência do feminicídio brutal

Mundo

Índia e Paquistão trocam fogo de artilharia; EUA dizem que conflito ‘não é problema nosso’

Milhares de civis estão desabrigadas após os ataques se intensificarem no início dessa semana

Cotidiano

Mato Grosso do Sul está sob alerta para chuva intensa e tempestade, aponta Inmet

Os avisos são vigentes até às 10h de sábado

Transparência

Alvo de operação contra grilagem em MS já recebeu multa ‘pesada’ por incêndio no Pantanal

Ibama buscou e identificou responsáveis pelos incêndios que devastaram o Pantanal