Pular para o conteúdo
Geral

Corumbá recebe doses de reforço e vacinação segue nos postos

Corumbá recebeu mais três mil doses da vacina contra a gripe A. A vacinação continua com o foco voltado para os grupos de risco e crianças que precisam tomar a segunda dose da imunização. A campanha deste ano começou em abril e seguirá até que a doses acabem. Neste ano, quatro mortes foram confirmadas por […]
Arquivo -

recebeu mais três mil doses da vacina contra a gripe A. A vacinação continua com o foco voltado para os grupos de risco e crianças que precisam tomar a segunda dose da imunização. A campanha deste ano começou em abril e seguirá até que a doses acabem. Neste ano, quatro mortes foram confirmadas por H1N1 no município, sendo três por confirmação laboratorial e um por vínculo epidemiológico.

Até o momento foram vacinadas no município de Corumbá 21.239 pessoas, de acordo com levantamento do Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações. Com esse total, Corumbá superou o índice estipulado pelo Ministério da Saúde de 80% de imunização junto ao público alvo.

A vacina é oferecida para pessoas com 60 anos ou mais de idade; trabalhadores de saúde; os povos indígenas; crianças na faixa etária de 6 meses a menores de 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias); gestantes; puérperas (até 45 dias após o parto); os grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, a população privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional.

As doses são oferecidas nas unidades de saúde da família Breno de Medeiros, no bairro Popular Nova (menos no dia 28 de julho); Padre Ernesto Sassida, no bairro Dom Bosco (menos no dia 31 de julho); Ênio Cunha II, na alameda Laranjeiras, no Dom Bosco; Fernando Moutinho, no Cristo Redentor; Gastão de Oliveira, no bairro Maria Leite; Kadwéus, no conjunto Kadwéus; São Bartolomeu e do bairro Popular Velha. As unidades funcionam das 07h às 11 horas e das 13h às 17 horas.

Medidas de prevenção

A vacinação contra a gripe é uma importante ação de prevenção da gripe, mas não dispensa medidas básicas de proteção. São cuidados simples, como lavar as mãos várias vezes ao dia, cobrir o nariz e a boca ao tossir e espirrar, evitar tocar o rosto e não compartilhar objetos de uso pessoal. A influenza é uma doença muito comum, acometendo milhões de pessoas em todo o mundo, todos os anos, com maior transmissão durante o período do inverno.

A transmissão da gripe acontece por meio do contato com secreções das vias respiratórias, eliminadas pela pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar. Também ocorre por meio das mãos e objetos contaminados, quando entram em contato com mucosas (boca, olhos, nariz). Em pessoas dos grupos prioritários, a gripe pode apresentar complicações que levam a quadros graves, com necessidade de hospitalização.

Em caso de síndrome gripal, deve-se procurar um serviço de saúde o mais rápido possível. Também é importante lembrar que, mesmo pessoas vacinadas, ao apresentarem os sintomas da gripe – especialmente as integrantes de grupos mais vulneráveis às complicações – devem procurar, imediatamente, o médico.

A vacina protege contra os três subtipos do vírus da gripe que mais circularam no inverno passado (A/H1N1; A/H3N2 e influenza B). A vacina é segura, sendo contraindicada para pessoas que têm alergia a ovo. Estudos demonstram que a imunização pode reduzir entre 32% a 45% o número de hospitalizações por pneumonias e de 39% a 75% a mortalidade por complicações da influenza.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
Meeting Paralímpico

Meeting Paralímpico reúne mais de 170 atletas e estreia nova modalidade em Campo Grande

Geraldo e Marcio dividiram o palco em Dourados (Fotos Marcos Morandi, Midiamax)

Dourados vive noite nostálgica com show poético de Geraldo Espíndola e Marcio de Camillo

Dia das Mães: confira 5 receitas quentinhas para surpreender a família

A pedido de Soraya Thronicke, CPI das Bets ouve Virginia Fonseca na terça-feira

Notícias mais lidas agora

Retomada há 2 anos, obra de radioterapia do HRMS avança a passos lentos e chega a 70%

onça atacou gato

Suposto ataque de onça em Aquidauana deixa moradores em alerta: ‘a vizinha jura que viu’

Midiamax renova tecnologia de LED com painel na principal avenida de Dourados: ‘Pioneirismo’

Com drive-thru, dia ‘D’ de vacinação disponibiliza 15 mil doses contra Influenza na Capital

Últimas Notícias

Cotidiano

Mudanças no tempo podem agravar doenças respiratórias; saiba como se proteger

Em Mato Grosso do Sul, foram registrados 2.708 casos e 203 mortes por SRAG (Síndrome Respiratória Aguda Grave)

Economia

Presidente do Sindicato Rural, Gino Ferreira defende segurança jurídica no campo na abertura da Expoagro

Gino enfatizou que o produtor rural precisa de estabilidade para continuar gerando riqueza e desenvolvimento ao Brasil

Famosos

Ex-funkeiro, Jottapê paga multa milionária para entrar no gospel: ‘Muito difícil’

Após se converter, Jottapê precisou pagar uma multa milionária para deixar o funk e entrar no gospel; saiba detalhes do valor

Cotidiano

Na abertura da 59ª Expoagro, Riedel celebra retomada do agro com safra promissora

Riedel destacou ainda a mobilização institucional que garante a força da Expoagro