Pular para o conteúdo
Geral

Com derrota da seleção, brasileiros ‘abandonam’ torcida e psicóloga questiona patriotismo

Bastou o Brasil perder para a Alemanha, na semifinal, e ser eliminado da Copa do Mundo que alguns “patriotas” começaram a deixar de lado as bandeiras, camisetas e amor à Pátria Amada, assim que o juiz deu o apito final que enterrou a seleção brasileira no massacre alemão. Na rede social Facebook, desde o fim […]
Arquivo -

Bastou o perder para a Alemanha, na semifinal, e ser eliminado da Copa do Mundo que alguns “patriotas” começaram a deixar de lado as bandeiras, camisetas e amor à Pátria Amada, assim que o juiz deu o apito final que enterrou a seleção brasileira no massacre alemão.

Na rede social Facebook, desde o fim do jogo não faltaram postagens e comentários sobre a fatídica derrota. Entre as opiniões, a maioria dos relatos é de tristeza pela seleção e com críticas àqueles que se mostraram brasileiros somente quando o time ganha. “O patriotismo do povo brasileiro é lindo. Hoje eu vi várias bandeiras no lixo”, postou Julliana Rodrigues. “As crianças lá da rua estavam tirando as do lixo”. 

Para o publicitário Leonardo Alencar, ao invés do time, o que é motivo de vergonha é a ‘onda’ de torcida que desqualifica uma seleção pela derrota. “Acho que ser brasileiro só quando ganha são os famosos ‘modinhas’, sinto vergonha é de quem tem atitudes como essa”, defende. Para Wanessa Cabral, que também postou uma série de mensagens em apoio, o que o povo brasileiro precisa é ter mais educação e respeito. “Mais respeito a bandeira independente do placar, na vitória ou derrota”.

Se despedindo do clima de Copa do Mundo, no centro da cidade já foi possível ver, na manhã desta quarta-feira, comerciantes retirando bandeiras e outros adereços da seleção, enquanto que há menos de uma semana, comemoravam as vendas dos mesmos itens.

Patriota só na Copa

O fato de alguns brasileiros vestirem a camisa com mais amor somente em época de Copa do Mundo e apenas quando vence já demonstra um equívoco e não pode ser considerado patriotismo, segundo a psicóloga Beatriz Xavier, de 59 anos. “Você admira alguém só quando está bem, vencendo, depois não existe mais”, questiona.

Para ela, a perda da seleção brasileira, por mais indesejada e triste que possa ser veio em um momento oportuno para o País. “É um momento interessante para repensar, observar as características de quem fez melhor e aprender com o erro”, defende e amplia o debate além do campo de futebol. “Uma derrota, um tombo, é sempre um momento de melhorar”.

Muito mais do que falar em “auto-estima”, o ideal, para Beatriz, seria trabalhar a autocrítica. “Sou absolutamente contra essa questão de trabalhar auto-estima. O que deve acontecer é uma autocrítica, pois permite uma análise do que você errou, reforça os passos. Está na hora do brasileiro pensar nisso”.

Nova geração

A tão esperada e não alcançada ‘vitória para as crianças’, proclamada em algumas campanhas, pode ser transformada em lições positivas para os pequenos. “Ensina e mostra para as crianças que a vida é ganhar e perder, que faz parte. Jogar a Copa em casa não era garantia que o Brasil ganharia”, acrescenta.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
Funsat

Semana começa com mais de mil vagas ofertadas pela Funsat em Campo Grande

Sertanejo Marrone cai do palco e show é encerrado em Goiânia

Ao som de ‘Evidências’, Brasil conquista primeiro ouro em conjunto na Copa do Mundo de ginástica rítmica

ucrania Zelensky

Zelensky acolhe proposta de diálogo da Rússia, mas pede cessar-fogo imediato

Notícias mais lidas agora

Entre tantas, alienação parental é mais um tipo de violência contra mães

‘Sempre foi minha maior inimiga’: o que comemorar quando você cresce com uma mãe narcisista?

palmeiras campeonatos

Onde assistir: Rodada de futebol tem Palmeiras contra São Paulo e campeonatos internacionais

Pode isso? Cinco hábitos que você faz no trânsito e não sabe que geram multa

Últimas Notícias

Transparência

Denúncia aponta veículos da prefeitura parados em oficina para superfaturar peças em MS

Prefeitura de Aquidauana tem dez dias para enviar notas fiscais do conserto de dois veículos

Transparência

Para ampliar imunização contra a gripe, Brasilândia licita compra de vacinas

Prefeitura de Brasilândia vai comprar 2.000 doses de vacinas contra a gripe com foco na proteção às 4 principais cepas em circulação

MidiaMAIS

Longe do ideal, passar o Dia das Mães no hospital é desafio de quem luta para ver filhos bem

Com filho internado na UTI, Rafaela visitará o filho no Dia das Mães na Santa Casa

Cotidiano

Golpe de Dia das Mães? Criminosos trocam contato de Floriculturas de Campo Grande na página do Google

Flores é um dos presentes mais comuns no Dia das Mães