Pular para o conteúdo
Geral

Aposentados cobram direitos e respeito da população durante evento comemorativo

No Dia Nacional do Aposentado, 24 de janeiro, há o que comemorar, mas as cobranças foram maiores do que a celebração. Evento na Associação dos Aposentados e Pensionistas de Campo Grande com café da manhã reuniu membros da classe, exigindo os direitos dos idosos. Salário baixo e IPTU alto O presidente da Associação, Waldir de […]
Arquivo -

No Dia Nacional do Aposentado, 24 de janeiro, há o que comemorar, mas as cobranças foram maiores do que a celebração. Evento na Associação dos Aposentados e Pensionistas de Campo Grande com café da manhã reuniu membros da classe, exigindo os direitos dos idosos.

Salário baixo e IPTU alto

O presidente da Associação, Waldir de Osório, listou as principais lutas dos aposentados atualmente. “Melhoria de salários, o aumento este ano veio muito aquém do esperado, só deram a inflação e nada acima, é muito pouco e o IPTU aumentou, além de estarem cobrando taxas de quem tinha isenção. Vamos entrar na Justiça”, revela.

Vaga do idoso e CNH

Outra bandeira é da vaga do idoso. “As vagas não estão mais no começo das quadras. Elas têm que ter lugar definido. Aqui mesmo, na 15 de Novembro, a vaga do idoso está lá no fim da rua, longe da entrada da Associação”, exemplificou o presidente. Outro problema comentado foi a Carteira de Habilitação do idoso, que diminuiu para três anos de validade. “Diminui para três anos mas o preço continua o mesmo de quando era cinco, absurdo”, disse.

Lutar é preciso

Waldir também cobrou que os idosos compareçam às reuniões da Associação e lutem por seus direitos. “Está faltando o espírito de luta para o idoso em Campo Grande”, disse. De 300 associados convidados, cerca de 50 estiveram presentes no local esta manhã. Mas os que foram, mostraram sua indignação com os desrespeitos aos direitos do idoso e ao idoso em si.

Nelson de Miranda Osório, membro da Confederação Nacional dos Aposentados discursou no local, incitando os idosos a exigir seus direitos. “Somos partes da construção do . E não nos respeitam. Acham que o aposentado só atrapalha, só dá despesa. Onde estão os benefícios? A princípio, qualquer governo é nosso inimigo”, frisou.

O vereador Edson Shimabukuro (PTB) marcou presença, ressaltou a importância do idoso como parte experiente em produções e ofereceu amparo à classe. “Quem tiver com problemas para recolher o IPTU compareça ao meu gabinete que tentarei ajudar”, prometeu o vereador.

Revolta

O aposentado Getúlio Alves Ferreira, 73, desabafou: o idoso é tratado “que nem lixo”. “Xingam a gente, não dão lugar no ônibus. Não há respeito”, diz. Getúlio contou que recolhia quatro salários mínimos e hoje recebe menos de dois. “A lei não é cumprida”, disse.

Seu Celestino Fantin, 65, pensa da mesma forma. “A gente já tinha conquistado nossos direitos e eles foram roubados”, declara. Ele recebia treze salários mínimos e ao aposentar, ficou em dez. “Ganharam três, é um roubo. Hoje não recebo nem quatro, é revoltante”, critica.

Celestino reforça o desrespeito ao idoso em Campo Grande citado por Getúlio. “Moro aqui desde 1980 e nunca consegui entrar em um ônibus e alguém levantar para eu sentar. É capaz de pisarem em cima”, revelou. O aposentado também criticou o fato de ter que ir tirar cartão para ter a vaga de estacionamento do idoso. “Não dá para mandar por correio?”, indagou.

Parar a Copa

Ousado, Celestino sugeriu até um “apagão” no país antes de começar a Copa do Mundo. “Se os aposentados se unirem, a gente não deixa ter Copa aqui. Quero promover esta idéia, fazer um caos para mostrar que estamos cansados e queremos nossos direitos”, ressaltou.

O “apagão” pode não acontecer, mas a luta por direitos deve continuar, os aposentados estão ativos. Já diz o ditado, respeite os mais velhos.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
MORADOR BRIGA

Morador de Porto Murtinho paga R$ 1 mil de fiança e diz que prefeito “perdeu o controle”

Dentistas voluntários selecionam jovens para tratamento dental gratuito em MS

Guatemala extradita um dos 100 foragidos mais procurados pelos EUA

congresso

Investigação mira ex-prefeito que teria recebido diárias em dobro da Assomasul e do município

Notícias mais lidas agora

Disputa por R$ 10 milhões: área doada para megaindústria chinesa BBCA está abandonada

pantanal incêndio

Alvo de operação contra grilagem em MS já recebeu multa ‘pesada’ por incêndio no Pantanal

onça atacou gato

Foi onça ou não? Marcas de mordida indicam predador de gato atacado em cidade de MS

Policial atira em pneu de carro e impede motorista de atropelar vítimas na Antônio Maria Coelho

Últimas Notícias

Polícia

Júri popular de réu que esfaqueou homem em 2020 na Homex foi adiado em Campo Grande

A nova data do júri ainda não foi marcada

Economia

Expoagro destaca pujança de Dourados e reforça compromisso do agro com o meio ambiente

Evento tem várias atrações e é do tamanho da ‘Grande Dourados’, comenta presidente do sindicato rural, Gino José Ferreira

Brasil

Moraes e Zanin votam para STF enfrentar decisão da Câmara e seguir com ação do golpe

Câmara dos Deputados tinham votado em maioria para suspender processo de golpe contra o deputado Alexandre Ramagem

Cotidiano

Justiça Federal mantém decisões que impedem Paper de assumir a Eldorado Brasil

Paper não consegue terminar transferência da empresa por conta de impedimento da Justiça