Pular para o conteúdo
Geral

IBGE: Municípios do Norte e Nordeste dependem mais de gastos públicos

Economias municipais do Norte e Nordeste do país são as mais dependentes dos gastos públicos. É o que aponta a pesquisa Produto Interno Bruto dos Municípios 2011, divulgada nesta terça-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Nos Estados dessas regiões, de 23,1% a 100% dos municípios têm mais de um terço do Produto […]
Arquivo -

Economias municipais do Norte e Nordeste do país são as mais dependentes dos gastos públicos. É o que aponta a pesquisa Produto Interno Bruto dos Municípios 2011, divulgada nesta terça-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Nos Estados dessas regiões, de 23,1% a 100% dos municípios têm mais de um terço do Produto Interno Bruto (PIB) dependente da participação da administração, saúde e educação públicas e seguridade social.

Das 15 cidades que integram Roraima, todas têm mais de um terço do PIB relacionado à máquina pública. Administração, saúde e educação públicas e seguridade social registraram peso superior a 50% no PIB em todos os municípios de Roraima, com exceção apenas de Boa Vista, com 39,8%.

Nos municípios do Amapá, a participação é de 94%, ao passo que, no Piauí e na Paraíba, a representatividade é de 89% e 93%, respectivamente.

O IBGE apurou que os municípios do Sul são os que menos dependem dos gastos do governo, já que no Paraná e em Santa Catarina não existem cidades cuja participação dos gastos públicos supere um terço da economia. No , o indicador estava em 3,8% em 2011.

De acordo com o levantamento, no Sudeste, os municípios mais dependentes dos gastos do governo são do Estado do Rio de Janeiro, onde 41,3% das 92 cidades têm mais de um terço de sua economia atrelada à máquina pública. Em , o índice ficou em 0,8%, ao passo que, em Minas Gerais e Espírito Santo, o indicador foi de 28,7% e 20,5%, respectivamente.

No Centro-Oeste, a participação dos gastos públicos excede um terço da economia de 100% dos municípios do Distrito Federal. O índice foi de 7,7% em Goiás; de 5,1% no mato Grosso do Sul; e de 5% no Mato Grosso.

Serviços

As cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília agregaram 25% do valor adicionado bruto dos serviços ao PIB. De acordo com a pesquisa do IBGE, o município de São Paulo representou 13,1% do valor adicionado bruto dos serviços ao PIB. O Rio de janeiro contribuiu com 5,9%, seguido por Brasília, com 5,7%. As três cidades concentravam 10,5% da população brasileira naquele ano.

A participação no valor adicionado bruto dos serviços, nos últimos anos, caiu em São Paulo e no Rio de Janeiro. Em 2007, o indicador estava em 13,9% na capital paulista e em 6,2% no Rio. Em Brasília, essa relação tem aumentado, uma vez que a participação estava em 5,5%.

O estudo apontou que 41 municípios, dos quais 19 capitais, detinham 50% do valor adicionado bruto dos serviços ao Produto Interno Bruto (PIB). No PIB de 2011, o setor de serviços teve uma participação total de 67%.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
Vista aérea de Caarapó. Prefeitura contratou serviço de outsourcing para atender pastas. (Divulgação)

Outsourcing: Caarapó contrata empresa para terceirizar compras por R$ 14 milhões

Após derrota, José Aldo anuncia aposentadoria do MMA

papa mães

VÍDEO: Papa Leão XIV envia ‘saudação carinhosa para todas as mães’

Jovem desaparecido há 2 dias é encontrado morto no Rio Paraná em Três Lagoas

Notícias mais lidas agora

Entre tantas, alienação parental é mais um tipo de violência contra mães

Com superlotação e sem insumos, Santa Casa suspende atendimento em Campo Grande

palmeiras campeonatos

Onde assistir: Rodada de futebol tem Palmeiras contra São Paulo e campeonatos internacionais

Família lamenta morte de fisiculturista que competia em MS: ‘uma pessoa incrível’

Últimas Notícias

Cotidiano

Em maio, consultório móvel veterinário atenderá três bairros em Campo Grande

Os atendimentos são realizados por distribuição de senhas, sendo 5 para consultas e 5 para castração, por período

Polícia

Sem contato com filhas há 2 anos, homem procura delegacia em Campo Grande

Pai teria sido informado pela escola que a filha mais velha estaria morando na cidade do Rio de Janeiro

Cotidiano

Queda de árvore tumultua moradores no Jardim Colúmbia, que alertam: ‘mais árvores podem cair’

Situação aconteceu no fim de semana do Dia das Mães

Política

Comissão debate ações para o desenvolvimento agrário nesta segunda na Alems

O evento acontece no Plenarinho Deputado Nelito Câmara, a partir das 15h