Pular para o conteúdo
Geral

6,7% dos nascimentos no Brasil não são registrados, diz IBGE

O Brasil convivia com 6,7% das 2,8 milhões de crianças nascidas em 2012 “invisíveis” perante a lei. É que esse percentual corresponde aos 187 mil nascimentos que não foram registradas em cartórios do país no intervalo de um ano. Os dados são das Estatísticas do Registro Civil, pesquisa do IBGE divulgada nesta sexta-feira. A boa […]
Arquivo -

O convivia com 6,7% das 2,8 milhões de crianças nascidas em 2012 “invisíveis” perante a lei. É que esse percentual corresponde aos 187 mil nascimentos que não foram registradas em cartórios do país no intervalo de um ano. Os dados são das Estatísticas do Registro Civil, pesquisa do IBGE divulgada nesta sexta-feira.

A boa notícia é que a cada ano cai o sub-registro de crianças, embora as mantenham-se diferenças regionais marcantes. Esse índice era de 8,7% em 2011 e de 20,3% em 2002. É considerado como sub-registro o nascimento não legalizado em cartório no intervalo de um ano.

O recuo da falta de identificação das crianças é fruto, segundo o IBGE, de um política de estímulo ao registro. Um dos passos mais importantes foi torná-lo gratuíto em todos os cartórios do país na década passada.

Ainda que a tendência de queda se replique em todos os Estados, há uma diferença regional muito grande. Em , o registro fora do prazo (após o ano do nascimento) correspondia a apenas 1,2% das crianças nascidas em 2012. Esse percentual chegava a 2,7,2% no Pará. Em geral, as taxas mais elevada de sub-registro estão no Norte e no Nordeste.

O Maranhão, porém, é um exemplo claro da redução que houve na última década. O percentual no Estado caiu de 67,4% em 2002 para 15,4% em 2012.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Confronto em Itaporã termina em morte após denúncia de violência doméstica

Flamengo mantém tabu e derruba Bahia no Maracanã com gol solitário de Arrascaeta

Corpo de arquiteto desaparecido após show da Lady Gaga é encontrado

Após batida forte entre dois carros, Bombeiros ‘serram’ veículo para retirar vítima

Notícias mais lidas agora

Retomada há 2 anos, obra de radioterapia do HRMS avança a passos lentos e chega a 70%

‘Sempre foi minha maior inimiga’: o que comemorar quando você cresce com uma mãe narcisista?

onça atacou gato

Suposto ataque de onça em Aquidauana deixa moradores em alerta: ‘a vizinha jura que viu’

Família procura por idoso que sofre da Doença de Alzheimer desaparecido neste sábado

Últimas Notícias

Polícia

No Dia das Mães, mulher morre após carro bater em capivara na BR-163 em MS

Vítima era mãe; casal saiu de Sorriso (MT) e seguia em direção a Foz do Iguaçu (PR)

Cotidiano

Dia das Mães deve ser ensolarado, mas com chance de chuvas em MS

Em Campo Grande, a temperatura deve variar entre 18ºC e 27ºC ao longo do dia

Charge

Presentes!

Esportes

Operário supera Creespom-DF e avança para a segunda fase do Brasileiro Feminino A3

Com um gol salvador de Aíssa nos acréscimos da primeira etapa, o Galo fez história e avançou para a segunda fase pela primeira vem sua história