Pular para o conteúdo
Geral

Zé Teixeira critica demora na liberação do georreferenciamento

O deputado Zé Teixeira (DEM) protestou nesta quinta-feira, dia 8, contra a demora do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) na liberação dos processos de georreferenciamento das propriedades rurais em Mato Grosso do Sul.Segundo o parlamentar, a falta de estrutura e funcionários do órgão federal cria embaraço aos proprietários de terras que – […]
Arquivo -

O deputado Zé Teixeira (DEM) protestou nesta quinta-feira, dia 8, contra a demora do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) na liberação dos processos de georreferenciamento das propriedades rurais em Mato Grosso do Sul.

Segundo o parlamentar, a falta de estrutura e funcionários do órgão federal cria embaraço aos proprietários de terras que – por força da lei 10.267 de 2001 – são obrigados a proceder o georreferenciamento do imóvel na escritura para alteração nas matrículas, como mudança de titularidade, remembramento, desmembramento, parcelamento, modificação de área e alterações relativas a aspectos ambientais.

Durante o uso da tribuna nas Explicações Pessoais da Sessão Ordinária, Teixeira pediu que a bancada federal de Mato Grosso do Sul interceda pela fixação de um prazo máximo de 90 dias para a liberação dos processos. O deputado lembrou que, embora lento, a liberação no INCRA só tem ocorrido porque o Governo do Estado cedeu um funcionário da AGRAER para atuar no órgão federal.

O deputado Carlos Marun (PMDB) concordou com o democrata e afirmou que a situação vivenciada pelos produtores rurais gera um problema conhecido de todos: o contrato de gaveta, documento particular que não tem o valor legal de registro em cartório.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Presentes!

Operário supera Creespom-DF e avança para a segunda fase do Brasileiro Feminino A3

Confronto em Itaporã termina em morte após denúncia de violência doméstica

Flamengo mantém tabu e derruba Bahia no Maracanã com gol solitário de Arrascaeta

Notícias mais lidas agora

Retomada há 2 anos, obra de radioterapia do HRMS avança a passos lentos e chega a 70%

‘Sempre foi minha maior inimiga’: o que comemorar quando você cresce com uma mãe narcisista?

onça atacou gato

Suposto ataque de onça em Aquidauana deixa moradores em alerta: ‘a vizinha jura que viu’

Corpo de arquiteto desaparecido após show da Lady Gaga é encontrado

Últimas Notícias

Polícia

Homem é socorrido em estado grave após ser baleado pelo atual da ex-esposa em Dourados

Homem foi até a casa da ex-companheira e se envolveu em uma briga

Economia

EXPOAGRO 2025: Palestra sobre Recuperação Judicial no Agronegócio. Riscos, Benefícios e Oportunidades para o Produtor Rural.

No próximo dia 13 de maio, às 15h, o advogado Lucas Capilé Pinotti, especialista em Direito do Agronegócio e sócio do escritório Lucas Capilé Advogados, ministrará uma palestra sobre Recuperação Judicial (RJ) no 8º Ciclo de Palestras “Direito e Agronegócio”, promovido pelo Sindicato Rural de Dourados em parceria com a Ordem dos Advogados do Brasil … Continued

Polícia

No Dia das Mães, mulher morre e deixa um filho após carro bater em capivara na BR-163 em MS

Vítima era mãe de um menino; casal saiu de Sorriso (MT) e seguia em direção ao Estado do Paraná

Cotidiano

Dia das Mães deve ser ensolarado, mas com chance de chuvas em MS

Em Campo Grande, a temperatura deve variar entre 18ºC e 27ºC ao longo do dia