Pular para o conteúdo
Geral

FMI eleva previsão de crescimento mundial

O Fundo Monetário Internacional (FMI) aumentou sua expectativa de expansão econômica para este ano. A economia mundial pode crescer 4,1%, ou 0,2 ponto porcentual a mais do que o estimado anteriormente, afirmou o FMI em seu último esboço do World Economic Outlook. A economia dos Estados Unidos deve crescer 3% este ano, contra os 2,7% […]
Arquivo -

O Fundo Monetário Internacional (FMI) aumentou sua expectativa de expansão econômica para este ano. A economia mundial pode crescer 4,1%, ou 0,2 ponto porcentual a mais do que o estimado anteriormente, afirmou o FMI em seu último esboço do World Economic Outlook.

A economia dos Estados Unidos deve crescer 3% este ano, contra os 2,7% previstos pelo FMI no relató, segundo a agência italiana de notícias Ansa e jornais que publicaram os dados do esboço neste domingo.

O FMI deve publicar seu próximo World Economic Outlook em 21 de abril, afirmou o jornal Sole 24 Ore. Segundo o rascunho, a zona do euro deve crescer 0,8%, 0,1 ponto porcentual menos que o estimado em janeiro. Em 2011, o número foi revisado para 1,5%, também com queda de 0,1 ponto porcentual.

A Europa “está saindo da recessão mais lentamente que outras regiões”, aponta o esboço, porque há “muitas forças que estão freando a recuperação”, incluindo a Grécia.

A Alemanha, maior economia da Europa, deve crescer 1,2% em 2010 e 1,7% em 2011, diz o texto, segundo os jornais.

O diretor-geral do FMI, Dominique Strauss-Khan, disse ontem que a economia mundial “não está fora de perigo” apesar da recuperação mais rápida nos países emergentes do que o previsto.

Ele disse que, apesar de a recuperação global ter voltado antes do esperado, “a demanda privada ainda não está forte o bastante para sinalizar o fim da prolongada recessão sentida pela economia mundial”.

“Você vê o crescimento retornando em quase todo lugar, mas em quase todo lugar esses números estão relacionados ao apoio público, e a demanda privada continua fraca, sem se fortalecer o bastante. Até que a demanda privada seja sustentável para oferecer crescimento, será difícil dizer que a crise acabou”, explicou.

“A recuperação está chegando mais rápido que o esperado. Mas não estamos fora de perigo e temos de ser cautelosos”, acrescentou. As previsões para recuperação têm melhorado de maneira firme desde o ano passado, em linha com a recuperação no mercado acionário.

Strauss-Khan alertou ainda para os riscos de uma recuperação prematura que possa fazer os governos retirarem os estímulos públicos muito precocemente e assim “darem um tiro no próprio pé”.

Juntamente com as preocupações sobre a dívida soberana na zona do euro, Strauss-Khan acrescentou que um terceiro risco é a “grande quantidade de ingresso de capital que pode rumar para países como e Indonésia e criar bolhas”.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Flamengo mantém tabu e derruba Bahia no Maracanã com gol solitário de Arrascaeta

Corpo de arquiteto desaparecido após show da Lady Gaga é encontrado

Após batida forte entre dois carros, Bombeiros ‘serram’ veículo para retirar vítima

Família procura por idoso que sofre da Doença de Alzheimer desaparecido neste sábado

Notícias mais lidas agora

Retomada há 2 anos, obra de radioterapia do HRMS avança a passos lentos e chega a 70%

‘Sempre foi minha maior inimiga’: o que comemorar quando você cresce com uma mãe narcisista?

onça atacou gato

Suposto ataque de onça em Aquidauana deixa moradores em alerta: ‘a vizinha jura que viu’

Idoso perde R$ 1,2 mil ao cair em golpe de falso advogado com conta de WhatsApp clonada

Últimas Notícias

Cotidiano

Dia das Mães deve ser ensolarado, mas com chance de chuvas em MS

Em Campo Grande, a temperatura deve variar entre 18ºC e 27ºC ao longo do dia

Charge

Presentes!

Esportes

Operário supera Creespom-DF e avança para a segunda fase do Brasileiro Feminino A3

Com um gol salvador de Aíssa nos acréscimos da primeira etapa, o Galo fez história e avançou para a segunda fase pela primeira vem sua história

Polícia

Confronto em Itaporã termina em morte após denúncia de violência doméstica

Na residência foram apreendidas três armas de fogo que seriam de posse do homem que acabou morto