Pular para o conteúdo
Economia

Setor mais afetado pela pandemia, serviços tem queda de 1,2% em Mato Grosso do Sul

O setor de serviços foi o mais afetado pela crise econômica provocada pela pandemia do coronavírus. O segmento fechou o ano de 2020 com queda de 1,2% no volume de contratações realizadas em Mato Grosso do Sul, conforme dados divulgados na manhã desta quinta-feira (11) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Conforme a […]
Arquivo -

O setor de serviços foi o mais afetado pela crise econômica provocada pela pandemia do coronavírus. O segmento fechou o ano de 2020 com queda de 1,2% no volume de contratações realizadas em , conforme dados divulgados na manhã desta quinta-feira (11) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Conforme a pesquisa mensal de serviços, as festividades do mês de dezembro ajudaram o setor a quebrar o resultado negativo registrado em novembro, passando de uma queda de -5,9% para 3,5%.

O acumulado no ano caiu 1,2% frente ao mesmo período de 2019, fechando o ano em queda. Os setores que mais impactaram essa queda são os ligados às atividades presenciais e que, portanto, foram mais afetados pelas medidas adotadas para combater a pandemia causada pelo novo coronavírus.

“A necessidade do , o fechamento de diversos estabelecimentos – seja parcial ou integralmente – considerados não essenciais, o receio de contágio das famílias, a inexistência de uma medicação que combata a Covid-19 e o horizonte de tempo ainda distante de uma ção em massa são fatores que atuam como um limitador de uma recuperação mais acelerada do setor, sobretudo, em relação aos de caráter presencial”, explica o gerente da pesquisa, Rodrigo Lobo.

“Em termos de atividades, houve uma disseminação de taxas negativas, com quatro dos cinco setores mostrando recuo frente ao ano de 2019. O principal impacto veio dos serviços prestados às famílias, que foi pressionado pela queda na receita dos restaurantes, hotéis, serviços de bufê e produção e promoção de eventos esportivos e atividades de ensino ligadas a cursos profissionalizantes, técnicos e autoescolas, por exemplo”, afirma o gerente da pesquisa.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Operário supera Creespom-DF e avança para a segunda fase do Brasileiro Feminino A3

Confronto em Itaporã termina em morte após denúncia de violência doméstica

Flamengo mantém tabu e derruba Bahia no Maracanã com gol solitário de Arrascaeta

Corpo de arquiteto desaparecido após show da Lady Gaga é encontrado

Notícias mais lidas agora

Retomada há 2 anos, obra de radioterapia do HRMS avança a passos lentos e chega a 70%

‘Sempre foi minha maior inimiga’: o que comemorar quando você cresce com uma mãe narcisista?

onça atacou gato

Suposto ataque de onça em Aquidauana deixa moradores em alerta: ‘a vizinha jura que viu’

Após batida forte entre dois carros, Bombeiros ‘serram’ veículo para retirar vítima

Últimas Notícias

Economia

EXPOAGRO 2025: Palestra sobre Recuperação Judicial no Agronegócio. Riscos, Benefícios e Oportunidades para o Produtor Rural.

No próximo dia 13 de maio, às 15h, o advogado Lucas Capilé Pinotti, especialista em Direito do Agronegócio e sócio do escritório Lucas Capilé Advogados, ministrará uma palestra sobre Recuperação Judicial (RJ) no 8º Ciclo de Palestras “Direito e Agronegócio”, promovido pelo Sindicato Rural de Dourados em parceria com a Ordem dos Advogados do Brasil … Continued

Polícia

No Dia das Mães, mulher morre e deixa um filho após carro bater em capivara na BR-163 em MS

Vítima era mãe de um menino; casal saiu de Sorriso (MT) e seguia em direção ao Estado do Paraná

Cotidiano

Dia das Mães deve ser ensolarado, mas com chance de chuvas em MS

Em Campo Grande, a temperatura deve variar entre 18ºC e 27ºC ao longo do dia

Charge

Presentes!