Pular para o conteúdo
Economia

Governo diz que venda da Eldorado Celulose por R$ 15 bilhões tranquiliza MS

Verruck disse que aquisição mantem competividade no mercado
Arquivo -

Verruck disse que aquisição mantem competividade no mercado

 

A venda da Eldorada Celulose, empresa do grupo JBS, controlada pela holding J & F, para a holandesa Paper Excellence foi vista com bons olhos pelo governo estadual, que acredita que o negócio tranquiliza fornecedores e produtores sul-mato-grossenses.

“A tranquilidade é do ponto de vista do desenvolvimento, até porque existia toda uma preocupação com a J&F, mas a Eldorado vinha cumprindo com seus compromissos normalmente”, declarou , titular da Semagro (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar).

De acordo com Verruck, Mato Grosso do Sul tem quase 998 mil hectares de eucalipto, e a intenção do governo e diversificar a base florestal, já que a maior parte deste total é vinculado à indústria de celulose.

Havia uma preocupação sobre os planos de ampliação da Eldorado, frisou o secretário, que havia projetado construir uma nova fábrica capaz de produzir 2 milhões de toneladas de celulose, aumentando em mais de 100% a capacidade atual de 1,7 milhão de toneladas/ano.

“Nossa avaliação é que a Paper Excellence comprou um bom ativo, que mantém um dos custos operacionais mais baixos do mundo”, destacou o secretário, citando a ainda o fato da empresa europeia ter já estar atuando no mercado europeu e no Canadá.  

Tão logo o negocio entre a J&F e o grupo holandês seja concretizado, o governo deve se reunir com os novos donos da Eldorado para discutir não somente sobre a manutenção dos planos de ampliação da fábrica em Mato Grosso do Sul, mas também questões sobre manutenção de incentivos fiscais e licenças ambientais.

Verruck citou também a Fibri, outra gigante do setor de celulose em , que deve começar a operar em breve sua unidade MS, ampliando a capacidade de produção de 1,3 milhão de toneladas para mais de 3 milhões de toneladas, colocando o setor como principal exportador e um protagonista da economia local.

“O mercado estava com expectativa e isso (venda da Eldorado) tranquiliza e a gente consegue olhar um novo horizonte”, finalizou Jaime Verruck. 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Após batida forte entre dois carros, Bombeiros ‘serram’ veículo para retirar vítima

Família procura por idoso que sofre da Doença de Alzheimer desaparecido neste sábado

Idoso perde R$ 1,2 mil ao cair em golpe de falso advogado com conta de WhatsApp clonada

Polícia Militar prende dupla em flagrante após furto de motocicleta e iPhone

Notícias mais lidas agora

Retomada há 2 anos, obra de radioterapia do HRMS avança a passos lentos e chega a 70%

‘Sempre foi minha maior inimiga’: o que comemorar quando você cresce com uma mãe narcisista?

onça atacou gato

Suposto ataque de onça em Aquidauana deixa moradores em alerta: ‘a vizinha jura que viu’

Corinthians joga mal e perde para o Mirassol em duelo com cavadinha errada de Memphis

Últimas Notícias

Esportes

Operário supera Creespom-DF e avança para a segunda fase do Brasileiro Feminino A3

Com um gol salvador de Aíssa nos acréscimos da primeira etapa, o Galo fez história e avançou para a segunda fase pela primeira vem sua história

Polícia

Confronto em Itaporã termina em morte após denúncia de violência doméstica

Na residência foram apreendidas três armas de fogo que seriam de posse do homem que acabou morto

Esportes

Flamengo mantém tabu e derruba Bahia no Maracanã com gol solitário de Arrascaeta

Flamengo reassumiu de forma provisória a liderança do Campeonato Brasileiro, mas pode ser ultrapassado pelo Palmeiras no domingo

Brasil

Corpo de arquiteto desaparecido após show da Lady Gaga é encontrado

Arquiteto Igor Sousa havia desaparecido na Praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, foi encontrado próximo às Ilhas Cagarras na manhã deste sábado (10)