Pular para o conteúdo
Consumidor

Energisa tem obrigação de modernizar rede, diz Contar após relatos de queda de energia

Desde que a chuva começou em Campo Grande há dois dias, consumidores passaram a denunciar quedas de energia em diversos bairros da cidade. Moradores chegaram a ficar mais de 24 horas sem luz e relatam prejuízos. Mesmo com a CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) que investiga a Energisa pausada, o relator explica que as denúncias […]
Arquivo -
Foto ilustrativa | Divulgação
Foto ilustrativa | Divulgação

Desde que a chuva começou em há dois dias, consumidores passaram a denunciar quedas de energia em diversos bairros da cidade. Moradores chegaram a ficar mais de 24 horas sem luz e relatam prejuízos. Mesmo com a CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) que investiga a Energisa pausada, o relator explica que as denúncias dos consumidores serão levadas em consideração e que a concessionária tem obrigação de modernizar a rede de transmissão. 

O deputado (PSL), presidente e relator da , explica que as denúncias contra a concessionária são variadas. Apesar da CPI ter foco no valor cobrado nas contas de energia, todos os relatos serão considerados. 

“A CPI da Energisa está pausada por conta da pandemia, mas está a todo vapor, estamos apenas aguardando a volta dos trabalhos. Nada mudou, nosso objetivo é muito claro”, disse o deputado. Contar explica que a CPI será retomada assim que a Assembleia Legislativa voltar com os trabalhos presenciais. 

Nos bairros, consumidores contam que basta uma garoa para derrubar a . O relator da CPI explica que a empresa tem a obrigação de modernizar a rede de transmissão. “A empresa tem obrigação contratual de modernizar redes de transmissão, nós vamos juntar todas as informações sobre queda de energia, não é o objetivo principal, mas será levado em conta por conta do cumprimento de contrato por parte da empresa”, explica.

A CPI da Energisa busca investigar, principalmente, os altos valores cobrados pelos serviços da empresa de energia elétrica. Em uma das audiências, a má qualidade e a falta de manutenção das redes elétricas também foi discutida.

“Uma rede defeituosa não altera a medição ou consumo, ela acarreta interrupção do fornecimento ou até a queima do equipamento”, explicou o diretor da Energisa, Marcelo Vinhais, durante audiência na Assembleia Legislativa em março do ano passado. 

O representante do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia), Alex Lessa, esclareceu que o consumidor pode pedir a aferição dos medidores de energia para verificar se há alguma alteração no equipamento que possa ocasionar leituras incorretas no consumo. “Existe um laboratório de medidores de energia e estamos prontos para atender essa demanda”, destacou.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

No Dia das Mães, mulher morre e deixa um filho após carro bater em capivara na BR-163 em MS

tempo

Dia das Mães deve ser ensolarado, mas com chance de chuvas em MS

Presentes!

Operário supera Creespom-DF e avança para a segunda fase do Brasileiro Feminino A3

Notícias mais lidas agora

Retomada há 2 anos, obra de radioterapia do HRMS avança a passos lentos e chega a 70%

‘Sempre foi minha maior inimiga’: o que comemorar quando você cresce com uma mãe narcisista?

onça atacou gato

Suposto ataque de onça em Aquidauana deixa moradores em alerta: ‘a vizinha jura que viu’

Confronto em Itaporã termina em morte após denúncia de violência doméstica

Últimas Notícias

Esportes

Onde assistir: Rodada de futebol tem Palmeiras contra São Paulo e campeonatos internacionais

São jogos do Brasileirão, um do campeonato feminino e pelo menos 15 partidas internacionais

Cotidiano

Precisa de médico? Confira a escala de plantão nas Upas e CRSs de Campo Grande

A equipe da escala médica realizará os atendimentos por ordem de chegada, mas dará prioridade conforme a classificação de risco dos pacientes

Polícia

Homem é socorrido em estado grave após ser baleado pelo atual da ex-esposa em Dourados

Homem foi até a casa da ex-companheira e se envolveu em uma briga

Economia

EXPOAGRO 2025: Palestra sobre Recuperação Judicial no Agronegócio. Riscos, Benefícios e Oportunidades para o Produtor Rural.

No próximo dia 13 de maio, às 15h, o advogado Lucas Capilé Pinotti, especialista em Direito do Agronegócio e sócio do escritório Lucas Capilé Advogados, ministrará uma palestra sobre Recuperação Judicial (RJ) no 8º Ciclo de Palestras “Direito e Agronegócio”, promovido pelo Sindicato Rural de Dourados em parceria com a Ordem dos Advogados do Brasil … Continued