Pular para o conteúdo
Cotidiano

Temperaturas baixas castigam e gado morre de frio em cidades de Mato Grosso do Sul

Fazendas de todo o MS lidam com os desafios ocasionados pelas baixas temperaturas, afirma produtor rural
Nathália Rabelo -
gado morto de frio
(Foto: Reprodução/Redes Sociais)

A queda brusca de temperatura está levando consequências ao campo. Gados espalhados por todo o Mato Grosso do Sul vêm morrendo de frio desde a última segunda-feira (12). Segundo um produtor rural, que preferiu não se identificar, bois foram vítimas do frio nos últimos dias. Além disso, outras fazendas do Estado também lidam com as mesmas consequências.

“É muito gado que morreu, não é caso isolado, é de norte a sul do Estado. Morreu gado fraco e gado gordo. Por baixo morreram umas mil cabeças de gado só em . Do que fiquei sabendo, mais duas mil cabeças na região do Pantanal. Na região de Dourados andam morrendo umas mil cabeças. Tem fazendeiro que perdeu 100 cabeças de uma pancada só”, diz o produtor, que também teve perdas.

Devido às baixas temperaturas que permanecem em Mato Grosso do Sul, com média de 6°C e 12°C, situação é vista como obstáculo no campo. Essas imagens abaixo, que circulam pelas redes sociais, são de bois mortos em propriedade rural de Miranda, a 212 quilômetros da Capital.

gado morto de frio
(Foto: Reprodução/Redes Sociais)

Situação também é percebida em Campo Grande e em , município na região pantaneira do Estado.

gado morto de frio
Gado morto devido ao frio em Campo Grande (Foto: Reprodução/Redes Sociais)
Gado morto devido ao frio em Aquidauana (Foto: Reprodução/Redes Sociais)

O frio é tão intenso que o produtor rural alega que muitos fazendeiros fazem fogueira no campo para aquecer os animais.

(Foto: Reprodução/Redes Sociais)

O Sindicato Rural de Nova Andradina confirmou as ocorrências de mortes de animais por conta do frio. Na região Nova Andradina, cerca de mil bois morreram de hipotermia.

Frio continua

Baixas temperaturas permanecem em Mato Grosso do Sul no fim de semana, com mínimas entre 6°C e 12°C. A previsão indica que a frente fria perde a força, afastando o tempo chuvoso.

A análise do Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima) aponta que o tempo volta a ficar estável, com exceção da região norte e nordeste que ainda podem registrar muitas nuvens e chuva fraca nesta sexta-feira (16).

Com a permanência do frio, principalmente para a metade sul do Estado, as temperaturas máximas estarão em lenta e gradativa elevação. Confira mais detalhes nesta matéria.

*Matéria atualizada às 12h19 de 16/06/2023 para acréscimo de informações

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Taxista é preso suspeito de estuprar passageira em MS

Feira do balaio

Feira O Balaio reunirá mais de 150 expositores na Esplanada Ferroviária de Campo Grande

Motorista embriagado é preso após cair em ribanceira na Avenida Duque de Caxias

Adolescente relata abuso e escola aciona GCM em Campo Grande

Notícias mais lidas agora

Retomada há 2 anos, obra de radioterapia do HRMS avança a passos lentos e chega a 70%

‘Sempre foi minha maior inimiga’: o que comemorar quando você cresce com uma mãe narcisista?

onça atacou gato

Suposto ataque de onça em Aquidauana deixa moradores em alerta: ‘a vizinha jura que viu’

Dor da separação: Realidade de 80% das mulheres encarceradas no presídio de Campo Grande

Últimas Notícias

MidiaMAIS

Vídeo de ciclista atropelada em Campo Grande viraliza e gera debates até fora do Brasil

O vídeo gravado pela ciclista acumula mais de 7 milhões de visualizações e tem dividido opiniões nas redes sociais

Polícia

Carro recheado de entorpecentes capota na MS-164; motorista fugiu do local

A cena chamou atenção de quem passava pelo local

Política

Deputados de MS aprovaram 5% de aumento salarial a servidores e outros 10 projetos durante a semana

Deputados estaduais aprovaram 11 projetos nas três sessões ordinárias

Polícia

Mulher denuncia abuso durante massagem gratuita em ação de Dia das Mães em Campo Grande

O homem acusado de importunação sexual prestava serviços como freelancer para a marca responsável pela ação