O da Libertadores, realizado nesta sexta-feira (25), pela Conmebol, no Paraguai, revelou colher de chá para o — atual campeão — e para Flamengo, cabeças de chave dos seus respectivos grupos.

O atual campeão, Palmeiras, cabeça do grupo A caiu junto com o Emelec (EQU), Deportivo Táchira (VEN) e Independiente Petrolero (BOL). O Flamengo também teve sorte. Está no grupo H com o Universidad Católica (CHL), Sporting Cristal (PER) e Talleres (ARG).

Já o Corinthians caiu no grupo E, que terá Boca Juniors (ARG), Deportivo Cali (COL) e o Always Ready (BOL). Os clubes foram divididos em quatro potes, definidos de acordo com o ranking da Conmebol.

O Brasil tem oito representantes na fase de grupos da Libertadores. Além dos já citados Palmeiras, Flamengo e Corinthians, participam também o Atlético-MG, , Red Bull Bragantino, Fortaleza e América-MG.

Apenas o América-MG poderia ter caído em um grupo com outro time brasileiro por ter vindo da fase preliminar da Libertadores, e foi justamente o que aconteceu.

O grupo D terá clássico mineiro entre o Coelho e o Atlético-MG. Independiente del Valle (EQU) e Tolima (COL) completam a chave.

Campeão da Sul-Americana, o Athletico-PR está no grupo B com Libertad (PAR), Caracas (VEN) e The Strongest (BOL). Já o Red Bull Bragantino caiu na chave C, que ainda tem Nacional (URU), Vélez Sarsfield (ARG) e Estudiantes de la Plata (ARG).

Já o Fortaleza deve ter vida difícil no grupo F: River Plate (ARG), Colo-Colo (CHL) e Alianza Lima (PER) estão na mesma chave.

Por fim, o grupo G é o único que não conta com brasileiros e terá clássico paraguaio: Peñarol (URU), Cerro Porteño (PAR), Colón (ARG) e Olimpia (PAR).

Confira a tabela de grupos:

Grupo AGrupo BGrupo CGrupo D
PalmeirasAthletico-PRNacional (URU)Atlético-MG
Emelec (EQU)Libertad (PAR)Vélez Sarsfield (ARG)Independiente del Valle (EQU)
Deportivo Táchira (VEN)Caracas (VEN)Red Bull BragantinoTolima (COL)
Independiente Petrolero (BOL)The Strongest (BOL)Estudiantes de la Plata (ARG)América-MG
Grupo EGrupo FGrupo GGrupo H
Boca Juniors (ARG)River Plate (ARG)Peñarol (URU)Flamengo
CorinthiansColo-Colo (CHL)Cerro Porteño (PAR)Universidad Católica (PAR)
Deportivo Cali (COL)Alianza Lima (PER)Colón (ARG)Sporting Cristal (PER)
Always Ready (BOL)FortalezaOlimpia (PAR)Talleres (ARG)

Fase de Grupos

Esta nova fase da Libertadores vai de 5 de abril a 26 de maio, e os dois clubes mais bem colocados de cada chave avançam às oitavas de final — o terceiro é transferido para a fase de oitavas da Copa Sul-Americana.

A final da Libertadores 2022 será realizada em 29 de outubro no Estádio Monumental de Guayaquil, no Equador. Antes do sorteio da Libertadores, a Conmebol realizou o sorteio da Sul-Americana, confira aqui os grupos.

*Com informações do UOL Esporte.