A (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul) abriu inscrições para a Sessão de Provas de Proficiência de Leitura em Língua Estrangeira para público externo. As provas de proficiência de Leitura em Língua Estrangeira da UEMS serão executadas pelo NEL (Núcleo de Ensino de Línguas), da Unidade Universitária de Campo Grande, o Núcleo é vinculado à PROEC. As inscrições podem ser realizadas de 07/03 a 18/03, até as 17h, horário de Mato Grosso do Sul.

 A garantia da vaga obedecerá aos seguintes critérios: 1) ordem de chegada do e-mail; 2) envio da documentação correta, incluindo comprovante de pagamento, conforme instruções do edital (item 3), que também estarão disponíveis no site www.uems.br/nel.

Para se inscrever, os candidatos deverão encaminhar e-mail exclusivamente para nelproficiencia@gmail.com, a partir de 07/03/2022, solicitando o Formulário de Inscrição (Word). Na sequência, o candidato será direcionado para a página da Funaepe (Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão), para realização de cadastro e geração de boleto no valor de R$ 120,00.

Para garantia da vaga, o pagamento da taxa de inscrição deverá ser efetuado até 48h após a emissão do boleto, em qualquer banco, bem como nas Casas Lotéricas e Correios, obedecendo aos critérios estabelecidos nesses correspondentes bancários. O candidato que optar por gerar o boleto no dia anterior ao encerramento das inscrições, terá 24h para realizar o pagamento. Mesmo que o pagamento seja realizado por aplicativo de banco, o horário será mantido até as 17h do dia 18/03/2022.

Após realizar o pagamento do boleto, os candidatos deverão enviar o comprovante para nelproficiencia@gmail.com, a fim de efetivarem suas inscrições. O candidato poderá inscrever-se em mais de um idioma para realizar a Prova de Proficiência em Língua Estrangeira, devendo efetuar o pagamento de uma taxa de inscrição para cada idioma.

Das Provas

Serão ofertadas Provas de Proficiência de leitura em inglês, espanhol, francês e português para público estrangeiro. O candidato é solicitado a responder a questões objetivas de compreensão de texto. Será avaliada a competência leitora do candidato, que engloba competências linguísticas (morfossintaxe e léxico), textuais (elementos de coesão e coerência) e discursivas (elementos relacionados ao gênero   textual: tema, finalidades, saberes extratextuais). O tempo de duração da prova será duas horas.

Da realização das provas online

É de responsabilidade exclusiva do candidato preencher os requisitos técnicos necessários para ter acesso à prova pela plataforma indicada, assegurando-se de ter Internet estável e suporte para computador. O link com a senha de acesso à sala virtual será enviado por e-mail a cada candidato, no dia anterior à data de realização da prova. Não será possível entrar na sala virtual após o horário estipulado para o início da prova. O candidato deverá entrar na sala virtual com antecedência de 30 minutos do horário fixado para o início da prova, munido de documento original de identificação com foto.

Mais informações, acesse o Edital AQUI.