Uma das melhores chuvas de meteoros poderá ser vista na madrugada desta quinta-feira (06). Em Mato Grosso do Sul, nas condições ideais, será possível observar até 37,8 meteoros por hora. Saiba como observar o fenômeno.

Isso acontece porque a Terra vai atravessar a parte mais densa da trilha de detritos deixada pelo Cometa Halley, e quando isso acontece, provoca uma das melhores chuvas de meteoros do Hemisfério Sul, a Eta Aquáridas.

Assim, cada fragmento deixado pelo rastro do cometa será um e quanto mais próximo da linha do Equador, maior será a chance de ver mais meteoros. Em Campo Grande, será possível observar 37,8  meteoros por hora, segundo o Bramom (Organização Brasileira de Observação de Meteoros).

Na região norte do Estado, há possibilidade de observar um número ainda maior de meteoros. A atividade no céu ocorre desde o dia 21 de abril, mas o pico será na noite desta quarta para quinta-feira, quando costuma apresentar até 50 meteoros por hora em condições ideais. As luzes da cidade podem atrapalhar, então, o ideal é procurar um local mais afastado das luzes.

A Eta Aquáridas é a primeira das duas chuvas anuais de meteoros associadas ao Cometa Halley. A outra é a Oriónidas que acontece no mês de outubro, mas não é tão intensa quanto a Eta Aquáridas.

Como observar a chuva de meteoros

A presença da lua minguante pode atrapalhar um pouco a observação dos meteoros mais fracos, mas ainda assim será uma excelente oportunidade para observar um grande fenômeno no céu.

É uma chuva bastante constante e nunca decepciona. Sempre apresenta uma boa quantidade de meteoros na noite da máxima e na noite anterior e posterior também. Apesar de não ser comum, os meteoros da Eta Aquáridas podem ser bastante luminosos e explosivos.

O melhor momento para observação será nas últimas horas da madrugada, que é quando a atividade estará mais intensa. devem começar a surgir a partir das 02h da manhã, mas só vão ficar mais frequentes a partir das 03h30, até atingir seu momento de maior intensidade no final da madrugada, antes do crepúsculo matutino. Dessa forma, a melhor estratégia para observar essa chuva será acordar por volta das 3h da manhã e aproveitar os meteoros até o amanhecer.

Procure um quintal, jardim, varanda, ou qualquer área que lhe forneça uma boa visão do céu. De preferência um local escuro ou o mais escuro possível. Uma cadeira de praia é excelente para se deitar e observar o céu de forma confortável, mas se não tiver, pode utilizar um colchão ou algumas almofadas para se acomodar.