A do fim de semana deixou rastro de destruição na cidade de Três Lagoas, a 323 km de Campo Grande. O vendaval derrubou árvores, destelhou residências, causou a queda de muros e até paredes de comércios. Após os impactos causados pelo temporal, até as aulas na rede municipal foram suspensas. Nesta segunda-feira (4), os esforços têm sido empenhados para fazer os reparos. 

[Colocar ALT]
Também houve queda de granizo na cidade. (Foto: Prefeitura de Três Lagoas)

Três Lagoas registrou vendavais na sexta (1º) e no domingo (3), com ventos que chegaram a 72 km por hora. A cidade ainda registrou a queda de 2,8 mil raios e acumulado de chuva de 54 mm no fim de semana, segundo o meteorologista Natalio Abrahao Filho da Estação Meteorológica Uniderp. 

A Prefeitura da cidade explica que houve também a queda de granizo, o que causou ainda mais estragos. Conforme relatório da , os órgãos de emergência envolvidos nos trabalhos de assistência registraram 14 quedas de árvores, cinco destelhamentos, uma chamada de queda total e duas de queda parcial de postes de energia elétrica, dois rompimentos de fios da rede de energia e dois desmoronamentos, além de um auxílio de colchões e lona junto a Secretaria Municipal de Assistência Social, devido ao destelhamento de uma residência.

Os bairros mais atingidos foram Vila Alegre, Vila Nova, São João e Quinta da Lagoa. “Estamos entrando num período de tempestades isoladas e, com isso, é necessário redobrar a atenção à previsão do tempo e alertas da Defesa Civil e outros órgãos de segurança”, comentou o coordenador da Defesa Civil Municipal, Welton Alves. 

Aulas suspensas

A Semec (Secretaria Municipal de Educação e Cultura) ainda teve que suspender as aulas na maioria das escolas da rede municipal por conta dos estragos causados pelo temporal.

“Operarão normalmente a Municipal Irmã Scheilla, pois já passou por reparos necessários e que atende alunos da Zona Rural, e a Escola Municipal de Educação no Campo Antônio Camargo Garcia (Vera Cruz) que não sofreu danos”, informou a secretaria.