Os jardins do Palácio de Buckingham, a residência oficial da  II, abriram para visitação nesta sexta-feira (9) e e ficarão abertos à visitação até 19 de setembro. Segundo o The Post, pela primeira vez em seu reinado de quase 70 anos, a Rainha Elizabeth II está permitindo que as pessoas façam piqueniques em seu gramado.

De acordo com a publicação, a rainha acredita que as pessoas precisam desse pouco de ar fresco depois de um ano tão sofrido. E assim, desde sexta-feira (9) e pelo resto do verão, o público pagante pode se espalhar no gramado principal atrás dos muros altos do Palácio de Buckingham.

Esse tipo de acesso é inédito na era moderna. Os portadores de ingressos que pagam 16,50 libras, ou cerca de US $ 23, podem chegar – se quiserem – com um balde de frango e um lençol, vestindo jeans rasgados e chinelos, e reclinar-se em alguns dos hectares mais sublimes, privilegiados e protegidos na Terra.

Em um ano normal – este verão e o último não foram normais – a rainha daria várias festas no jardim real entre maio e junho, antes que ela e sua comitiva fossem para o norte por 10 semanas na Escócia. Essas festas no jardim contavam com a presença de 8.000 convidados por evento – vestidos com roupas de verão e fascinators para as senhoras e cartolas e casacos matinais para os homens – e eram servidos bolo e champanhe.

Em um ano normal, outros 8.000 hóspedes pagantes por dia passeariam pelas Salas de Estado dentro do palácio, saindo pelo jardim dos fundos ao longo dos caminhos – mas sem se demorar ou fazer piqueniques. Mas, por causa da pandemia do coronavírus, as Salas de Estado permanecem fechadas. E ainda não há festas no jardim real. Daí a ideia de permitir piqueniques para o público em geral. De acordo com Sarah Davis, chefe de relações com a mídia do Royal Collection Trust, são esperadas 2.000 pessoas por dia.