Nesta sexta-feira, 28, entre 7h e 12h, serão retomadas as atividades presenciais do Projeto Semente: Feira Agroecológica e Economia Criativa da . Os produtos agroecológicos, orgânicos e de economia criativa serão comercializados no sistema localizado na Cidade Universitária, na região do Autocine. “Com pandemia, esta foi a solução que encontramos para dar suporte aos expositores e produtores que integram o projeto. Vamos aproveitar o espaço do Autocine e manter o atendimento aos produtores, que necessitam do apoio da UFMS, e aos consumidores que buscam pelos produtos”, ressalta a coordenadora da Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares (ITCP) da UFMS Mirian Aveiro.

O drive-thru deve funcionar sempre às sextas-feiras até o fim de outubro. Participam 29 expositores e produtores de artesanato, de alimentação, plantas não convencionais, ervas medicinais e recicláveis e horticultura agro. “Serão seis meses de atendimento. Depois disso faremos uma avaliação para saber quais as demandas e propostas. Teremos a oferta de artesanatos, alimentos processados como derivados do leite e pães, também teremos oferta de produtos veganos, vegetarianos, de plantas alimentícias não convencionais, as Pancs, que estão sendo muito procuradas. Além da oferta de hortifrútis dentro de uma linha agroecológica e orgânica certificados. Será uma variedade grande de oferta que deve atender bem os consumidores. Contamos com a participação dos nossos clientes que já conhecem a qualidade dos produtos e também daqueles que ainda não conhecem a nossa Feira”, ressalta Mirian.

A coordenadora da ITCP destaca que haverá limite de acesso dos carros por hora e todas as normas sanitárias que o momento da pandemia exige. “Esperamos todos vocês para que possamos continuar a ofertar esse espaço alternativo para proporcionar uma alimentação mais saudável aos campo-grandenses”, fala.

Mercado Escola

Esta ação integra o projeto de extensão Mercado Escola: ciência e tecnologia no fortalecimento da agricultura familiar em tempos de pandemia. “O Mercado Escola é um programa institucional da Pró-reitoria de Extensão, e Esporte (Proece) que visa o atendimento dos pequenos produtores de Campo Grande e região e também uma circulação de produtos e conhecimentos em âmbito estadual. Em breve pretendemos inaugurar o prédio do Mercado que irá servir para o escoamento desta produção e potencialização deste grande projeto”, destaca o pró-reitor de Extensão, Cultura e Esporte Marcelo Fernandes. (Informações, assessoria)